All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Coros conimbricenses por Tri(lh)os de Jazz

Sofia Ramos

Projeto vem repensar repertório musical ao ligar vozes de coro com espírito do ‘jazz’. Três gerações musicais juntam-se para apresentar “obra inovadora”, tanto para público como para artistas. Por Sofia Ramos

O Coro Misto da Universidade Coimbra (CMUC) junta-se ao Conservatório de Música de Coimbra (CMC) para apresentar o projeto Tri(lh)os de Jazz. Nesta parceria, o CMUC vai estrear a obra ‘Youth Jazz Mass’, encomendada ao compositor contemporâneo Carlos Garcia. O primeiro concerto realiza-se dia 21 de Novembro, no Grande Auditório do CMC.

Em conferência de imprensa, a presidente do CMUC, Catarina Pastilha, apresentou o projeto do grupo com o Coro Juvenil C da Escola Artística do Conservatório, constituído por alunos do 6º ano. Os grupos vão ser também acompanhados por um trio de ‘jazz’ composto pela pianista Raquel Resende, o contrabaixista João Cação e Rui Lúcio na bateria.

As obras apresentadas são uma adaptação de umamissa para um contexto de ‘jazz’. Catarina Pastilha explica que “a ideia surgiu por ser algo inovador e diferente”, o que forçou o CMUC a sair da sua zona de conforto. A obra reflete, assim, um processo criativo conjunto entre o compositor Carlos Garcia e o Coro Académico, de acordo com a presidente.

“É preciso uma aldeia para educar uma criança, não é? E, de facto, é colocar a cidade a educar a criança” ilustra o diretor do CMC, António Devesa, sobre a parceria. Afirma ainda que experiências de colaboração criativas e culturais como esta permitem expandir a educação “para fora da sala de aula”, e integrar os estudantes num “contexto cultural efetivo e prático”.

O projeto vai percorrer os concelhos de Coimbra, Penacova e Figueira da Foz. O primeiro dos três concertos agendados está integrado no Ciclo Orphika da Universidade de Coimbra, com apoio da Direção Regional de Cultura do Centro, no âmbito do apoio Programa de Apoio à Ação Cultural. 

Tri(lh)os de Jazz vai estrear-se com um concerto, no dia 21 de Novembro, pelas 18 horas, no Grande Auditório do CMC. A entrada é livre e os bilhetes têm de ser reservados por email.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top