All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Coimbra participa em evento nacional sobre cidades inteligentes

Fotografia cedida por Ana Morais

‘Stand’ da autarquia reúne entidades locais. Vereador acredita que evento pode trazer benefícios à cidade. Por Alexandra Guimarães e Cristiana Reis

A Câmara Municipal de Coimbra vai participar no “Portugal Smart Cities Summit” 2021, o maior evento nacional sobre cidades inteligentes, a decorrer entre os dias 16 e 18 de novembro na Feira Internacional de Lisboa. No expositor da autarquia vão estar presentes instituições e empresas da cidade que se destacam nos ramos da tecnologia, desenvolvimento sustentável e inovação.

O vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Fonseca, considera que a participação no evento é um reconhecimento de que esta é uma “cidade inteligente” graças às entidades envolvidas que “procuram assegurar o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos”. A participação deste ano juntou pela primeira vez empresas que trabalham na área das cidades inteligentes com as grandes instituições de ensino superior. Miguel Fonseca refere que o projeto “alia a vertente empresarial com a vertente do conhecimento”. No evento estão presentes a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes.

Produtos locais da cidade de Coimbra, como a cerveja e a doçaria do concelho, também vão marcar presença no ‘stand’ da autarquia. Miguel Fonseca destaca esta “convivência entre a área mais digital e das tecnologias da informação com uma vertente mais tradicional”.

No programa do ‘stand’ constam atividades como a divulgação do #CoimbraCityLab, um projeto da autarquia que apresenta Coimbra como “um laboratório vivo de inovação tecnológica, com potencial para passar da experimentação à prática”, como explica o vereador. O evento conta ainda com um concurso num simulador de corrida de automóveis, desenvolvido em Coimbra, cujo prémio será entregue pelo piloto internacional conimbricense Filipe Albuquerque.

Miguel Fonseca reforça a importância desta iniciativa para o futuro, referindo que “é expectável que, até 2050, três quartos da população mundial resida em cidades”. O vereador relembra ainda que esta evolução deve ser feita tendo em conta a sustentabilidade na utilização dos recursos.

Quanto aos benefícios da participação da cidade dos estudantes no “Portugal Smart Cities Summit”, Miguel Fonseca destaca a “oportunidade de posicionar Coimbra na área das cidades inteligentes, uma área em crescimento”. O evento “vai projetar Coimbra, as suas empresas e instituições, tanto a nível nacional como internacional”, acrescenta o vereador, que acredita na possibilidade de adesão de outras empresas à área do desenvolvimento inteligente.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top