All for Joomla All for Webmasters
Desporto

Atletas de judo conquistam pódios em campeonatos nacionais

Fotografia cedida por Francisco Mendes

Secção de Judo da AAC angaria seis medalhadas no Campeonato de Apuramento para a Seleção Nacional. Catarina Costa e Francisco Mendes sagram-se campeões nacionais pela segunda vez. Por Jorge Miranda e Ana Filipa Paz

No passado fim de semana, seis atletas da Associação Académica de Coimbra (AAC) conseguiram levar a Secção de Judo da AAC (SJ/AAC) ao pódio nacional. Foi no Pavilhão Desportivo do Colégio da Imaculada Conceição, que foi realizado o Campeonato de Apuramento para a Seleção Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa ” 2021. Em simultâneo, seccionistas disputaram o Campeonato Nacional de Absolutos e o Campeonato Nacional Paralímpico.

Gustavo Andrade, elemento da direção da SJ/AAC, denota que as conquitas alcançadas pelos atletas do clube são reveladoras do “trabalho que tem sido feito por todos os elementos da secção”. Confessa que se encontra “bastante satisfeito com as medalhas alcançadas, devido à alta competitividade da prova”.

Catarina Costa e Francisco Mendes sagraram-se campeões nacionais seniores pela AAC, nas categorias de -48kg e -60kg, respetivamente. Gustavo Andrade destaca que “Catarina Costa é uma atleta bastante cotada a nível internacional e faz parte do top 10 do ‘ranking’ mundial”. Da mesma forma, “Francisco Mendes é também um atleta muito trabalhador e talentoso, de alto nível”. Os campeões nacionais têm como meta ser medalhados em participações futuras em campeonatos internacionais, assegura o seccionista da SJ/AAC.

Em declarações ao Jornal A CABRA, o judoca sénior da AAC, Francisco Mendes, reflete sobre esta vitória que para ele “foi a cereja no topo do bolo”, após uma paragem de cerca de um ano devido a uma lesão grave. Para o atleta, o primeiro lugar representou “uma luz verde para perceber que está no caminho certo para chegar a um patamar mais alto”. Com muito esforço, dedicação e com confiança no seu talento, o academista de longos anos, tem “um orgulho imenso de poder chegar a este nível, representar o símbolo e ajudar a equipa”.

Na categoria de -78kg do Campeonato Nacional de Absolutos, Beatriz Moreira conquistou o segundo lugar. A medalha de prata foi também atribuída a Marta Carriço no Campeonato Nacional Paralímpico, na categoria de -52kg. Gustavo Andrade declarou que a “atleta pratica judo na Académica há alguns anos, devido a uma aposta da secção de judo no desporto paralímpico, nomeadamente nos invisuais”.

A SJ/AAC conseguiu ainda o terceiro lugar pelos atletas juniores Miguel Nery e Teresa Santos, nas categorias de -66kg e -52kg, respetivamente. Estes resultados vitoriosos eram esperados pela direção da secção desportiva, que afirma estar “muito satisfeita que os academistas tenham conseguido confrontar atletas nacionais de igual para igual, o que se manifesta nas medalhas que conquistaram”.

Gustavo Andrade realça o segundo lugar da SJ/AAC no medalheiro geral de clubes como sendo uma grande conquista da secção. Depois do Sporting Clube de Portugal, a AAC obteve o maior número de medalhas, destacando-se entre os “clubes ditos grandes”, considerou o elemento da direção. Ao contrário da secção, tanto o Sporting como o Benfica “têm bastantes atletas olímpicos, o que aumenta o nível competitivo dentro dos clubes, e faz com que os mais novos, ao ter contacto diário com esse tipo de desportistas, tenham um melhor desempenho”. Mesmo tendo menos recursos e um orçamento mais limitado, o membro da secção salienta que “a Académica é um clube histórico e mantém os seus grandes resultados”.

O elemento da direção da SJ/AAC considera que os resultados destes campeonatos “mostram à comunidade, em especial aos encarregados de educação dos atletas, a força e o bom trabalho que o clube tem realizado e que devem apostar na prática desportiva”. O sucesso registado nestas competições “nota o bom trabalho que tem sido feito pelos dirigentes, pelos treinadores e pelos atletas”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top