All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

UC e APBC juntam-se para levar Ciência da Alta à Baixa

Arquivo

Noite Europeia dos Investigadores volta presencialmente e descentralizada. Lojas da Baixa vão ser ponto de articulação com a Ciência. Por Ana Rita Baptista

“Ciência para o clima” é tema da edição 2021 da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que acontece no próximo dia 24 de setembro, mas que tem já amanhã, dia 10, algumas atividades de promoção do evento. A Universidade de Coimbra (UC) integra mais uma vez o consórcio nacional que promove esta iniciativa, em conjunto com as congéneres de Évora, Lisboa e Minho. 

Ao contrário de anos anteriores, em que a NEI funcionava de forma centralizada, tanto no Museu da Ciência como junto ao Jardim Botânico. Na edição 2021 o evento vai decorrer desde a Alta à Baixa da cidade, num programa que inclui 45 locais nessas zonas, dinamizados por investigadores de várias áreas da Ciência, entre as 16 horas e as 23 horas.

A acompanhar a UC na dinamização da NEI durante esta edição associa-se também a Agência de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), que com a sua colaboração permitiu que vários locais de comércio aderissem à iniciativa. Para Ana Santos Carvalho, investigadora do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, que coordena o evento, este vai permitir “trazer proximidade entre os investigadores e a comunidade e, também, trazer literacia científica que gera cidadãos mais informados”. 

Com a participação da APBC, para além do objetivo de promover a Ciência e a Comunicação de Ciência junto dos cidadãos, a Noite Europeia dos Investigadores vai contribuir também para dinamizar e promover a baixa da cidade e o seu comércio. Para a presidente da APBC, Assunção Ataíde, o evento vai permitir a “valorização dos comerciantes” e o dia principal (dia 24), intitulado Rota de Ciência, “vai ser um dia muito rico para a cidade”. 

Em nota de imprensa, a presidente da APBC afirma que “a troca de experiências entre duas comunidades, tão diferentes à partida, como o são a Universidade e as Empresas, é uma forma de enriquecer ambas as partes e um caminho de excelência para todos nós. Através deste encontro todos teremos a oportunidade de partilhar os diferentes conhecimentos e de nos potenciar mutuamente”.

A primeira das duas iniciativas que vão anteceder o evento principal e que tem início amanhã vai servir como mostra daquilo que vai acontecer no dia 24. “Sextas-feiras de Ciências” é nome do programa dos dias 10 e 17. Amanhã pelas 16h30 no Largo da Portagem pode-se contar com atividades e jogos com o foco na Ciência do sono. Às 18h30 na Praça 8 de maio as atividades vão ter como tema a polinização e as abelhas. 

Tendo em conta o tema da edição de 2021 da Noite Europeia dos Investigadores – as alterações climáticas – não vão ser distribuídos qualquer tipo de ‘flyers’ informativos acerca do evento. Segundo Assunção Ataíde, as pessoas vão poder encontrar um ‘QR code’ em cada loja aderente à iniciativa e assim vão conseguir ter acesso ao mapa do evento e outras informações. 

Este ano o evento realiza-se novamente de forma presencial, mas conta também com programas ‘online’. Em Coimbra a organização do evento está sob coordenação do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, estão previstas 48 atividades presenciais e nove online, envolvendo mais de 250 investigadores.

Entre 20 e 23, decorrem as ações “Dia antes da Noite”. Os investigadores da UC vão levar Ciência para junto das escolas da região de Coimbra. A 21 de setembro decorre ainda um ‘open day’ ‘online’, que envolve diversas atividades digitais para escolas. Para o principal e último dia,  Assunção Ataíde revelou que está previsto um concerto no Tribunal da Relação de Coimbra.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top