All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Semana Cultural da UC já tem tema para a edição de 2022

Tomás Barros

Vice-reitor aponta para ano “culturalmente muito forte”. Candidaturas de propostas estão abertas até ao final do mês de outubro. Por Ana Rita Baptista

Tempo é o tema escolhido para a 24.ª edição da Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC). O anúncio foi feito hoje, dia 17, numa conferência de imprensa no Museu da Ciência da UC, por Delfim Leão, vice-reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta e pelo diretor do museu, Paulo Trincão. 

As candidaturas para a Semana Cultural da UC de 2022 abriram hoje e vão até o dia 31 de outubro. Qualquer pessoa ou entidade pode fazer a sua proposta nas diversas formas artísticas, como música, teatro, cinema, entre outras. O único requisito para os candidatos é o enquadramento com o tema e a ligação à UC.

“A Semana Cultural pretende dar uma amostra transversal de toda a cultura na sua conexão com a Universidade”. Foi assim que Delfim Leão apresentou a intenção desta semana, com um tema, que este diz ser, “profundamente fácil de aderir, mas muito difícil de tratar”, onde todas as formas de expressão artística são válidas. 

Em declarações à comunicação social, o vice-reitor para a cultura deu ênfase à conveniência do tema escolhido. Segundo o docente, este “dá o mote para reflexões, uma vez que é altura de repensar e revisitar a experiência da pandemia”. Delfim Leão adiantou ainda que o Museu Académico vai fazer uma digressão internacional por Espanha e Itália, por Salamanca e Bolonha respectivamente. Concluiu ainda que o tema leva a “projetar o futuro” e para o vice-reitor “a melhor forma de reinventar o futuro é através da arte e da cultura”.  

Na sessão de apresentação, Delfim Leão revelou ainda que a UC espera que a Semana Cultural, que vai decorrer de 1 a 15 de março, se possa realizar “a cem por cento” de forma presencial. Contudo, o docente revelou que há a vontade de articular a vertente presencial com o online, devido aos bons resultados da edição anterior. De recordar que a edição de 2021 aconteceu inteiramente online devido à situação pandémica. 

O diretor do Museu da Ciência da UC destacou a articulação da UC com o tema escolhido ao referir que esta se encontra “à frente do seu tempo”. Ao mesmo tempo, a refletir sobre o tempo passado, Paulo Trincão ressalta que a UC é “guardiã do tempo com a sua memória material”, e refere, assim, as celebrações dos 250 anos do Museu da Ciência e do Jardim Botânico em 2022. Comemorações estas que foram um dos fatores que levou à escolha do tema. 

Delfim Leão destacou também as celebrações que vão ocorrer em 2022. O vice-reitor afirmou que “devido” a esses marcos comemorativos e “a outros fatores que depois vão ser revelados, 2022 vai ser um ano culturalmente muito forte”. Posto isto, a Semana Cultural da UC pode vir a ter um orçamento reforçado, mas este só vai ser anunciado no início de 2022. 

O vice-reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta adiantou ainda ser “provável que a semana cultural venha a ter expressão noutras cidades do país, com as quais a Universidade tenha uma relação próxima”. O docente não se quis alongar quanto a este assunto, e revelou que posteriormente as localidades vão ser anunciadas.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top