Ensino Superior

O Curso de Jornalismo da SJ/AAC está de regresso e em formato presencial

Marília Lemos

O Curso de Jornalismo da secção de jornalismo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC) está de regresso para a sua sexta edição desde que sofreu uma reformulação. As inscrições para o curso abriram no passado dia 25 de setembro e vão continuar abertas até ao dia 18 de outubro. Por Ana Rita Baptista

O curso, que vai ter o seu início na primeira semana de novembro, vai ter, como é habitual, a duração de um ano letivo. A grande novidade da edição 2021/2022 vai ser o regresso ao formato presencial, isto, depois de um ano em que o curso decorreu integralmente online devido à pandemia.

Para o diretor do Jornal Universitário de Coimbra – A Cabra, Tomás Barros, o ‘feedback’ da edição anterior foi que esta “continuou a ser enriquecedora”. Contudo, o diretor salienta que “a beleza de fazer parte d’A Cabra é poder agarrar no caderno e na máquina fotográfica e ir aos sítios” e nesta sexta edição isso vai voltar a acontecer.

“Quero-me inscrever!”

O curso da SJ/AAC oferece aos seus formandos vários módulos teórico-práticos sobre as diversas componentes do jornalismo de imprensa, lecionados por pessoas com experiência na área. Além da parte de aprendizagem, os formandos vão poder trabalhar como redatores no Jornal A Cabra, colocando em prática tudo aquilo que aprendem. Segundo Tomás Barros “esta formação complementa o curso de Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mas também qualquer outro curso”. 

Para aqueles que se questionam se o curso da SJ/AAC é apenas para estudantes de jornalismo, a resposta é não. Qualquer pessoa se pode inscrever para o curso, o único requisito é ter a vontade de querer fazer jornalismo. O presidente da SJ/AAC, Bruno Oliveira, aponta que quem está noutra licenciatura e faz o Curso de Jornalismo “desenvolve competências úteis no seu dia a dia, como uma boa capacidade comunicativa e melhor domínio e fluidez da escrita”. “É importante ter um jornal eclético, onde todos possam ter diferentes pontos de vista, pois todos os conhecimentos enriquecem o jornal”, defende o presidente da SJ/AAC.

Para Tomás Barros esta formação oferece às pessoas “a experiência de ter uma rotina de trabalho como um jornalista”. “O trabalho que se faz é muito completo, vai desde entrevistar, fotografar, escrever”, refere o dirigente. Para além da vertente formativa que o curso oferece, o diretor do jornal salienta que as interações tidas pelos formandos “são enriquecedoras e fazem com que se desenvolvam enquanto pessoas”. Bruno Oliveira aponta também o “companheirismo e amizade vividos entre todos na redação”, que segundo este, funcionam como “facilitadores para o trabalho e fazem com que a experiência seja mais do que apenas uma formação”.

O curso tem o custo de 40 euros mais cinco euros de taxa de inscrição e os módulos vão ser dados em horário pós-laboral. As inscrições podem ser feitas presencialmente na SJ/AAC, que se localiza no segundo piso da AAC, de segunda a sexta-feira entre as 14 e as 18 horas ou através do email acabra@gmail.com ou nas redes sociais. Facebook: jornalacabra e Instagram @a_cabra.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top