All for Joomla All for Webmasters
Desporto

Briosa sofre nova reviravolta no marcador e cai para último

Fotografia cedida por Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol

Académica voltou a pecar na finalização e continua sem ganhar esta temporada. Equipa academista esteve a jogar com 10 a partir do minuto 63, após expulsão de Ricardo Dias. Por Francisco Barata

A Académica entrava para esta sexta jornada da Segunda Liga ainda à procura da primeira vitória no campeonato, tal como o seu adversário. Os estudantes voltaram a criar várias oportunidades para ter uma vantagem larga no marcador, mas acabou por ser o Vilafranquense a concretizar os lances que criou e a vencer pela primeira vez no campeonato. Em relação ao último jogo com o Estrela, saíram Mimito e Fatai e estrearam-se o reforço Christian e o jovem Costinha a titulares.

A Briosa entrou mais uma vez por cima no jogo, a dominar a posse de bola e a conseguir ter boas jogadas para criar perigo à baliza de Luís Ribeiro. O lance mais perigoso nos primeiros 15 minutos pertenceu mesmo a Fábio Vianna que surge à entrada da área e remata à barra da baliza adversária.

Apesar do controlo com bola da equipa da casa, o Vilafranquense mostrava poder criar perigo através de ataques rápidos, explorando a velocidade de Ença Fati, mas os centrais academistas controlavam as investidas adversárias. Os estudantes chegaram ao golo da vantagem ao minuto 19. Após bom trabalho de Traquina pela direita, este cruza para a cabeça de Toro que faz o primeiro da partida.

Pouco depois a Académica dispunha de nova oportunidade para fazer o golo por João Carlos, mas era o Vilafranquense que chegava ao golo do empate. Mike aproveita um belo cruzamento num livre batido por Eric Veiga e marca contra a sua antiga equipa. Até ao fim da primeira parte, o jogo mantinha-se com as duas equipas a criarem algum perigo junto das balizas adversárias, mas era com o empate no marcador que as equipas iam para os balneários.

Os estudantes começaram a segunda parte a permitir alguns ataques por parte do conjunto forasteiro, aproveitando a mobilidade de Nenê no ataque. Apesar de tudo, a Briosa conseguiu na maioria das vezes emendar os erros que por vezes cometia na defesa. Costinha era dos mais inconformados na Académica, tal como Traquina, mas a equipa não conseguia finalizar e acabou por ser Ricardo Dias a ver o segundo amarelo e a ser expulso do jogo ao impedir uma transição por parte do Vilafranquense.

Os estudantes pareciam reagir bem, procurando com qualidade o último terço adversário, mas continuavam sem conseguir ferir a solidez defensiva do conjunto de Vila Franca de Xira. Seria mesmo o brasileiro Nenê ao minuto 73, após cruzamento de Mike, a consumar a reviravolta para os visitantes.

Os minutos finais foram pautados pela procura intensa do golo por parte da Académica e pelo último esforço defensivo do Vilafranquense para manter o resultado. Sem conseguir criar oportunidades flagrantes para fazer golo, a Académica viria mesmo a somar nova derrota para o campeonato e mantém o mau começo de temporada. Filipe Melo ainda foi expulso nos descontos mas essa contrariedade para as piranhas do Tejo não teve nenhum impacto no resultado final.

Para o treinador da Académica, Rui Borges, a equipa “entrou bem na primeira parte e conseguiu chegar ao golo”, mas a “intranquilidade aumentou com as oportunidades falhadas”. Por seu lado, o técnico do Vilafranquense, Filipe Gouveia, contou que esperava aproveitar algum cansaço dos estudantes na segunda parte, além de confessar que a equipa não entrou bem no primeiro tempo. “A equipa reajustou, apostámos em dois pontas de lança e fomos felizes”, declarou, além de ressalvar que esta vitória foi “importante para a equipa”. O próximo jogo da Académica é em casa do Alpendorada, para a segunda eliminatória da Taça de Portugal, e disputa-se no dia 25 de setembro.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top