All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

APEB Coimbra sob nova gestão 

Julia Floriano

Presidente eleito enfatiza vontade de fazer crescer o nome da associação. Diálogo com a Reitoria da UC sobre redução do valor das propinas e formações gratuitas são as principais atividades da associação. Por Julia Floriano 

Foi na noite de ontem, 2 de julho, que decorreu na Casa da Lusofonia a tomada de posse da nova equipa de gestão da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra (APEB Coimbra). No evento estavam presentes os novos membros, o antigo presidente da associação, Rafael Firpo, e o vice-reitor da Universidade de Coimbra para as Relações Externas e Alumni,  professor doutor João Nuno Calvão da Silva.

O docente deu início a cerimónia com elogios à coesão existente entre a reitoria da Universidade de Coimbra (UC) e a Associação e com votos de sucesso ao presidente eleito, Felippe Vaz. Para João Nuno Calvão da Silva, esta é uma  função “altamente honrosa” e de “representação da maior comunidade de estrangeiros”. 

O evento seguiu com a intervenção de Rafael Firpo, presidente da APEB durante os anos 2018/2019 e 2019/2020, que reconheceu o papel fundamental da equipa de trabalho e o balanço positivo do seu mandato que restabeleceu o diálogo entre a UC, através da Direção de Relações Internacionais. Felippe Vaz deu continuidade a cerimónia com uma reflexão acerca da nova gestão, bem como os novos objetivos e o comprometimento com a nova função. Por fim, os outros novos membros foram convidados a assinar a ata de posse.

Quando questionado sobre os avanços e recuos ao longo de dois mandatos, Rafael Firpo afirma o sucesso em estabelecer maior diálogo e  integração da comunidade académica internacional, por meio de formações gratuitas. Destaca ainda a necessidade  de “alinhar a luta representativa com formação gratuita e de qualidade”. A associação promove também reuniões para a discussão de pautas como redução do valor das propinas pagas pelo estudante internacional, junto com a Reitoria da UC e da Direção de Relações Internacionais.  

Lista F “fortifica APEB”

“Espero crescer o nome da APEB para os estudantes brasileiros terem onde trabalhar” enfatiza Felippe Vaz. Segundo o presidente eleito, a primeira iniciativa do seu mandato é  “aproximar outros órgãos da APEB”, como associações e empresas juniores para que os estudantes possam interagir com outros órgãos e “terem uma vida académica mais completa”.

Outra iniciativa pensada, segundo o dirigente, é de dar segmento às formações complementares que supram as necessidades dos estudantes, além de organizar eventos para que a APEB e os outros voluntários consigam “disseminar a cultura brasileira”, destaca Felippe Vaz. A  equipa de gestão é, segundo o novo presidente da associação, formada por pessoas que já exerciam alguma função na APEB e que têm “vontade de trabalhar” e por “pessoas de fora que têm  vontade e ainda não tinham ingressado em alguma associação ou outra organização”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top