Ensino Superior

“World Of…” promove a internacionalização da Economia

Fotografia gentilmente cedida pelo Núcleo de Estudantes de Economia da AAC

‘Workshops’ e palestras pretendem “preencher lacuna” da FEUC. Nomes como Richard Tice e Valerie Sternberg marcam presença para debater sobre o ‘Brexit’. Por Jéssica Oliveira e Marília Lemos

O Núcleo de Estudantes de Economia da Associação Académica de Coimbra (NEE/AAC) teve início hoje, dia 21, e continua nos próximos dias 22, 24 e 26 de maio o evento “The World Of…”. O projeto desenvolve-se com debates, palestras e ‘workshops’ relacionados com a Economia. Marta Mota, uma das coordenadoras do evento, explica que o projeto  surge pela necessidade de “criar uma atividade de âmbito internacional, com novas temáticas para a Faculdade de Economia”. Para a dirigente, “os eventos extracurriculares trazem conhecimento adicional, prático e atual”.

“The World Of…” realiza-se ‘online’ e conta com a presença de oradores internacionais. A coordenadora explica que, devido à pandemia, não foi possível promover atividades presenciais. Ainda assim, considera que  “favoreceu o evento, pois foi possível ter a presença de convidados de todo o mundo, o que não era viável noutras circunstâncias”. 

Marta Mota revela que as temáticas escolhidas e o caráter bilíngue das palestras visam “preencher uma lacuna observada na Faculdade de Economia”. Cada dia do evento tem  um nome específico de acordo com o tema abordado.

No dia 22, “The World of Economy” apresenta uma palestra sobre a economia atual e um debate sobre o ‘Brexit’. Vai contar com a presença de representantes de ambos os lados da problemática. O líder do partido Reform UK, Richard Tice,  irá advogar pelo lado “leave”, enquanto Valerie Sternberg, uma das presidentes do partido Volt, vai defender uma perspetiva unionista da Europa.

O terceiro dia, “The World of Innovation” é dedicado a palestras sobre diferentes formas de implementar a inovação. O último, “The World of Money and Stock”, vai contar com um ‘workshop’ de investimento e palestras sobre o mundo da bolsa.

A coordenadora revela que “a adesão é um dos maiores desafios do núcleo”  pois houve uma redução no número de espectadores das sessões promovidas. Marta Mota considera que, até ao momento, a afluência do público foi “média, mas ainda assim satisfatória”. Associa a diminuição à “saturação de Zoom” por parte dos estudantes e ao facto de, com o desconfinamento, os alunos passarem menos tempo em casa.

Apesar de o evento ser direcionado para os estudantes de Economia, Marta Mota explica que “o projeto está aberto para todos os interessados que façam parte ou não da academia”. As inscrições para as sessões podem ser feitas através do formulário disponibilizado nas redes sociais do projeto “World of…”.

To Top