Cultura

Serenata Simbólica da QF’21 retoma tradição presencial

Julia Floriano

Evento contou com a presença de cerca de 600 estudantes. Canções de Luiz Goes, Carlos Figueiredo e vários originais do Grupo de Fado Capas ao Luar foram alguns destaques da noite. Por Julia Floriano 

Foi ao som de “I Indicativo”, do Grupo de Fado Capas ao Luar, da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, que teve início a Serenata Simbólica da Queima das Fitas, na passada noite do dia 27. O evento, organizado pela Comissão Organizadora da Queima das Fitas, teve um público de cerca de 600 pessoas, além da imprensa e dos colaboradores. O tradicional concerto decorreu no Paço das Escolas às 21 horas e foi transmitido via Facebook. 

A música de José Afonso, “Saudades de Coimbra”, e a “Balada de Coimbra”, de José Elyseu e Artur Paredes também foi destaque durante a noite. Em silêncio, os estudantes ouviram a serenata e, apesar do mau tempo durante o dia, presenciaram um final de tarde com o céu policromático. A Torre da Universidade estava iluminada por um mosaico de flores, na cor branca, e o edifício central com as cores das unidades orgânicas da Universidade de Coimbra (UC). As 8 cores representam cada uma das oito Faculdades da UC.

Pelas 22 horas, a atuação chegou ao fim com o tradicional FRA, pelo dux veteranorum do Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra – Magnum Concilium Veteranorum, Matias Correia e os estudantes presentes, e com a homenagem aos finalistas presentes.

No fim do evento, os estudantes deixaram o local fila a fila, para evitar aglomerações na saída. As normas de distanciamento foram respeitadas durante toda a Serenata, bem como no acesso ao local. Todos os presentes no evento tiveram de realizar o teste da COVID-19 para poder comparecer.

Artigo atualizado dia 30 de maio, às 17h36.

To Top