All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Investigadores da UC integram-se no Pint of Science

Arquivo

Evento mundial realiza-se pela primeira vez em Coimbra. Pesquisadores da UC falam sobre Ciência como se fosse “uma conversa de bar”. Por Ana Haeitmann e Joana Carvalho

O festival internacional de Ciência Pint of Science vai ter lugar em Coimbra entre os dias 17 e 19 de maio e conta com a participação de 29 países. Dez pesquisadores da Universidade de Coimbra (UC) vão dar palestras em dupla sobre temas científicos variados. O evento vai ser realizado em diversas cidades do país. Por causa do cenário pandémico, vai ser transmitido pela plataforma ‘Nooks’, à exceção do Porto que optou por manter o evento presencial. O objetivo é que essas conversas científicas pareçam “uma conversa de bar”. 

Segundo Daniel Ribeiro, um dos organizadores do evento, o festival internacional chegou a Portugal em 2018, mas vai estrear em Coimbra apenas este ano. Sobre a escolha da plataforma ‘Nooks’, Daniel Ribeiro diz que esta “vai permitir ter vários palcos, como se fossem vários bares na vida real, cada um com uma temática diferente de uma área de Ciência”. 

De acordo com o organizador, um dos principais objetivos do Pint of Science é “aproximar os cidadãos da Ciência e dos seus investigadores”. O ambiente informal do festival permite uma “comunicação mais descontraída” entre os participantes. O nome do evento tem a sua origem no nome de uma bebida popular no Reino Unido, o que vai ao encontro da ideia de conversar sobre ciência num contexto mais informal. O organizador espera ainda que conversas deste género suscitem o interesse de quem possa estar a ouvir.

A iniciativa vai contar com dois palcos principais, com os nomes de “Cabecinha Pensadora” e “Ter Muita Lata”. O primeiro vai centrar-se em palestras sobre temáticas de Neurociência e Psicologia, como a perceção de objetos, tempo e ainda sobre questões de fertilidade. Já o segundo conjunto de palestras vai focar-se em questões de Robótica, como a perceção artificial de robôs e a extração de informação em redes sociais.

No dia 17, entre as 20 e 22 horas, Cláudia Melo e Jorge Almeida apresentam “As chupetas não são todas iguais”. No mesmo dia, Cristiano Premebida e Norberto Pires trazem “Olhó Robô”, entre as 21 e as 23 horas. Ana Rita Álvaro e João Peça ocupam a terça-feira entre as 20 e as 22 horas com “Impróprio para Hipocondríacos”. Também no dia 18, Nuno Gonçalves e Joana Costa ficam encarregues da palestra “Saber é Poder” das 21 às 23 horas. O festival vai ser finalizado por André Silva e Cláudia Cavadas com “O tempo perguntou ao tempo”, na quarta-feira.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top