All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

“GreenUp” é a página sustentável no Instagram de e para estudantes

Fotografia gentilmente cedida por Beatriz Neves

Através de conteúdos simples e interativos, projeto visa munir comunidade estudantil de ferramentas para melhorar hábitos sustentáveis. “Há factos para os quais os estudantes podem não estar consciencializados e que fazem a diferença no final do dia”, esclarece vice-presidente do NEBIOQ/AAC. Por Inês Rua

A “GreenUp” nasce em abril de 2021, sob a forma de uma página na rede social Instagram, com o intuito de alertar os estudantes da Universidade de Coimbra (UC) para um estilo de vida mais sustentável. A iniciativa encontra-se inserida no projeto Académica Start UC do Núcleo de Estudantes de Bioquímica da Associação Académica de Coimbra (NEBIOQ/AAC), que visa sensibilizar a comunidade académica para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. 

Beatriz Neves, embaixadora do projeto Académica Start UC e vice-presidente do NEBIOQ/AAC, explica que esta página surge da necessidade de “fazer algo sobre sustentabilidade, que pudesse ajudar a criar melhores hábitos de vida e consciencializar para o flagelo dos impactos ambientais no planeta”. A estudante revela que, entre muito trabalho para pesquisa e para estabelecer contactos, o processo de criação não foi fácil mas “é muito recompensador sentir que as pessoas aderem”. 

A opção por prosseguir uma iniciativa deste âmbito através da rede social Instagram foi motivada por ser uma forma acessível de transmitir informação aos estudantes da UC, uma vez que é uma plataforma que a maioria usa todos os dias. A vice-presidente do NEBIOQ/AAC esclarece que “o formato da rede permite que as publicações sejam pouco pesadas e tenham a informação muito resumida e direta, para não sobrecarregar as pessoas”. Através da opção de ‘stories’, é ainda possível criar mecanismos de comunicação interativa com os seguidores. 

Com o foco principal na comunidade estudantil da UC, a página de Instagram tem divulgado conteúdos relacionados com a forma como os estudantes podem minimizar o impacto ambiental com comportamentos diários. Através de dicas sobre refeições que poupem, não só tempo, mas também água, e de sugestões como a possibilidade de, em jantares académicos, se optar por ementas em que não seja necessário recorrer a pratos e talheres de plástico, o “GreenUp” tem munido o seu público-alvo de ferramentas essenciais a hábitos mais sustentáveis. 

Além disso, a página sustentável tem divulgado publicações sobre temas como o gasto de água ou os cinco Rs da sustentabilidade. Também é possível aceder a vídeos informativos feitos por ‘influencers’ na área da sustentabilidade. A embaixadora adianta que é um objetivo trazer assuntos como as vantagens de se utilizar roupa em segunda mão e de não comprar em ‘fast fashion’, bem como abordagens aos impactos da indústria no ambiente. 

Com um mote que se pode aplicar à comunidade em geral, Beatriz Neves afirma que têm tido alguns seguidores de faixa etária mais elevada, mas que “este projecto é feito de estudantes e para estudantes e tem havido essa repercussão”. A estudante considera que a adesão tem sido boa e que o apoio na criação de conteúdos de alunos da UC, nomeadamente de Química, Física e Engenharia Química, tem ajudado nesse sentido. 

Embora a iniciativa estivesse prevista para acabar em junho do presente ano, pelo fim do mandato na Académica Start UC, neste momento não há limite temporal definido para o seu término. Com o objetivo de continuar a partilhar informação sobre “factos para os quais os estudantes podem não estar consciencializados e que fazem a diferença no final do dia”, a embaixadora concluiu que “há muita informação ainda para ser divulgada, portanto a página está completamente de portas abertas”. 

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top