All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Erro informático atrasa resultado das eleições

Abstenção volta a marcar eleições na AAC. Laurindo Frias eleito presidente do CF/AAC. Por Bruno Oliveira

Os estudantes de Coimbra elegeram o novo Conselho Fiscal da Associação Académica de Coimbra (CF/AAC) assim como a Comissão Disciplinar da AAC (CD/AAC). Duas eleições que viram um aumento de listas candidatas em relação a anos anteriores. No primeiro contingente do CF/AAC ficou na frente a lista S, com 60% dos votos. Em segundo lugar ficou a Lista P com 35% dos votos. Resta a lista D com 3% dos votos. Desta forma Laurindo Frias é eleito o próximo presidente do CF/AAC.

Já o contingente dos associados seccionistas do CF/AAC, teve duas candidaturas. A Lista V que somou 68% dos votos, e a lista R que obteve 31% dos votos por sua vez. Desta forma Liliana Pinho é assim eleita membro do CF/AAC. Como em anos anteriores, a grande maioria dos associados não exerceu o seu direito de voto e a abstenção ronda os 90% em ambos os contingentes.

A eleição para a CD/AAC contou com o mesmo número de listas candidatas, tanto para o primeiro, como para o segundo contingente, que as do CF/AAC. O próximo presidente da mesma é Vítor Parada, da lista M, que arrecadou 59% dos votos. As listas I e T contam com 33% e 7% dos votos respetivamente. No que diz respeito ao segundo contingente o vencedor foi César Sousa da Lista A, com 70% dos votos.

As eleições ficam marcadas pelo atraso na contagem de votos relativos ao segundo contingente. De acordo com a ainda presidente do CF/AAC, Dora Santo, este atraso aconteceu devido a um erro da plataforma. Durante o dia das eleições, os estudantes que acompanharam a adesão às urnas no site eleições.académica.pt, puderam ver que o mesmo mostrava 100% de adesão às urnas por parte dos associados seccionistas.

Dora Santo explica que a plataforma falhou e que depois do erro os votos começaram a ser feitos via envelope. Sendo assim, na madrugada de dia 27 apenas ficaram contabilizadas as urnas do primeiro contingente, enquanto a equipa do CF/AAC e os associados que criaram a plataforma tentavam resolver a falha no sistema. Embora o problema tenha sido detetado nessa mesma noite, foi necessário cruzar a informação que estava armazenada na aplicação com os votos em envelope, de modo a garantir que nenhum associado tinha votado mais que uma vez.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top