Organismo Autónomo da AAC prepara peça final para apresentação com espectadores. Apesar da pandemia, adesão aos cursos foi “igual aos anos anteriores”, conta a presidente. Por Ana Rita Baptista
O Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC) inicia hoje, dia 21 de maio, o último ‘workshop’ do Curso de Iniciação Teatral e vai decorrer até dia 23. Ao contrário das anteriores, esta formação vai ser aberta ao público, graças ao aligeirar das restrições impostas.
A presidente do CITAC, Ana Luísa Coutinho, fala de como foi lidar com a pandemia num curso em que, em tempos normais, existe contacto físico. Segundo Ana Luísa Coutinho, a principal expectativa para este ano letivo era que o Curso de Iniciação ao Teatro pudesse ocorrer ininterruptamente. A dirigente lamenta que o objetivo não foi cumprido “devido ao segundo confinamento”.
Ana Luísa Coutinho revela ainda que tiveram de adaptar a maneira como fazem as audições, visto não ser possível realizar dinâmicas entre pares com contacto, para além da redução do número de participantes. Quanto à adesão das pessoas, a presidente do Organismo Autónomo da Associação Académica de Coimbra (AAC) revela que estavam “receosos” quanto à afluência, mas, ao contrário do esperado, o ‘feedback’ tem sido “positivo”.
O Curso de Iniciação ao Teatro está previsto terminar no final de junho, com uma encenação final, onde se espera a presença de público. A formação vai voltar a acontecer em 2023, visto que o curso decorre apenas de dois em dois anos. A presidente conta ainda que está a ser planeada a produção de uma nova peça com o apoio do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, integrada na Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra.
