All for Joomla All for Webmasters
Desporto

Pedro Fraga e Afonso Costa levam remo de Coimbra aos Jogos Olímpicos

Fotografia gentilmente cedida por Rui Gaspar

Passa para 56 o número de atletas portugueses apurados para os Jogos Olímpicos deste ano. Pedro Fraga vai representar Académica no evento. Por Jorge Correia e Carolina Costa

No dia de hoje, os atletas Pedro Fraga e Afonso Costa alcançaram o segundo lugar na prova de qualificação europeia de ‘double scull’ ligeiro que se disputou em Varese, em Itália. A dupla portuguesa conquistou assim a sua presença para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, que se vão realizar entre 23 de julho e 8 de agosto.

Os remadores asseguraram o seu lugar em Tóquio, atrás da embarcação da Ucrânia, e aumentaram para 56 o número de atletas portugueses apurados para os Jogos Olímpicos. Afonso Costa é atleta do Clube Naval Setubalense e Pedro Fraga constitui o único representante da Associação Académica de Coimbra (AAC) na modalidade. O presidente da Secção de Desportos Náuticos da AAC (SDN/AAC), Rui Gaspar, considera “inédito” e “muito significativo” para a secção a qualificação do seu atleta.

Para o presidente, é um “prazer enorme” a existência de um representante da AAC nos Jogos Olímpicos e sublinha que “mesmo numa época atípica, estes atletas tiveram a perseverança de conseguir manter um alto rendimento na prática do remo”. Num ano complicado para todos, “percebeu-se que o trabalho e a resiliência acabam por compensar”, acrescenta.

Questionado acerca do apoio dado pela SDN/AAC aos atletas durante o seu percurso, Rui Gaspar afirma que a secção proporcionou as infraestruturas necessárias à Seleção Nacional para que esta pudesse usufruir do rio Mondego, “um lugar central em Portugal”. Refere ainda que a secção está “sempre disponível” para contribuir para o sucesso desportivo dos seus atletas.

Ao refletir acerca do percurso dos atletas, Rui Gaspar destaca que o trajeto da dupla foi “cumprido com sucesso”. Realça ainda que a AAC sente-se “engradecida com este feito” e que para o futuro tem em vista “fazer tudo o que for necessário para os atletas obterem um grande resultado”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top