All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Observatório Geofísico e Astronómico da UC volta a receber visitas

Fotografia gentilmente cedida por Nuno Peixinho

Coleção museológica do OGAUC e Espectro-Heliográfico são atrações principais do evento. Primeira sessão esgotada, com datas marcadas para as seguintes. Por Jorge Correia e Carolina Costa

As visitas “À Descoberta do Observatório” realizadas pelo Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) regressam à cidade, com a primeira sessão a arrancar dia 1 de maio, a partir das 10h30. Este encontro não acontece só uma vez, com mais sessões já marcadas para as próximas semanas. 

Segundo Nuno Peixinho, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e um dos responsáveis pelo Observatório, esta atividade tem por objetivo “dar a conhecer a coleção museológica do Observatório”. A sessão de planetário “A Nossa Estrela o Sol” garante ainda uma visita ao Espectro-Heliográfico que, segundo o investigador, é uma “grande máquina com a qual tiramos imagens do Sol todos os dias”.

O investigador realça a importância que as visitas ao Observatório constituem para a Universidade de Coimbra e afirma que “foi um processo de reabertura para  a comunidade não académica”. De acordo com Nuno Peixinho, as visitas começaram em 2016, com a “recuperação de duas cúpulas do Observatório, sendo uma delas transformada num planetário”. 

As sessões apresentam um custo de três euros para pessoas entre os cinco e os 18 anos e cinco euros para maiores de 18 anos. A entrada é gratuita até aos quatro anos (inclusive), como consta em comunicado de imprensa. O número de inscrições é limitado para cada encontro e a primeira visita já se encontra esgotada, com as seguintes edições agendadas para 15 de maio e 5 de junho. 

Artigo atualizado dia 3 de maio às 16h57.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top