All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

NEI/AAC organiza o ‘hackathon’ Shift APPens

Fotografia gentilmente cedida por DEI/AAC

Evento de programação vai ser em formato digital. Plataforma gratuita disponibiliza recursos aos participantes em época pandémica. Por Ana Haeitmann e Jéssica Terceiro

A realizar-se entre os dias 16 e 18 de abril, a 7ª edição do evento Shift APPens vai ser promovida pelo Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica de Coimbra (NEI/AAC) e pela JeKnowledge. O projeto consiste numa maratona de 48 horas ininterruptas na qual os participantes, organizados em grupos de 2 a 4 elementos, devem desenvolver um produto inovador, hardware ou software. Além da criação de uma aplicação, o evento tem como objetivo aproximar os participantes do tecido empresarial. Devido à pandemia, esta edição vai ser realizada numa plataforma online e gratuita, na qual os membros vão ter acesso a ‘workshops’, ‘talks’ e diversos desafios. 

A maratona de programação reúne estudantes e trabalhadores interessados na área de informática e de engenharia, os quais, segundo Pedro Churro, sub-coordenador do evento, vão ser aproximados de empresas e outros ‘designers’ durante o processo. Pedro Churro complementa que “os organizadores pretendem realizar um evento online que corresponda ao que já era realizado antes da pandemia”. Ressalta que “os participantes não vão ser prejudicados pela mudança, tendo acesso a todos os benefícios das edições anteriores”. 

Com o evento a decorrer desde 2014, este ‘hackathon’ teve início no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e, inicialmente, o projeto contou com cerca de 50 participantes. O sub-coordenador do projeto reconhece que “a sua evolução é evidenciada pelo número de integrantes na edição de 2019, o qual chegou a 250 pessoas e foi realizado no Pavilhão Dr. Mário Mexia”. Tiago Fernandes, coordenador geral do Shift APPens, complementa que este ano conta com “uma livestream como palco, onde vão ser transmitidas todas as atividades e apresentações”.

Pedro Churro admite que “acabam por surgir aplicações muito complexas e que a maioria dos produtos desenvolvidos transformam-se em ‘apps’ funcionais que podem tornar-se reais”. Após o período de reflexão por parte dos júris, as três equipas premiadas entram nas plataformas de streaming para receberem os seus prémios. À semelhança das edições anteriores, o Shift APPens procura estimular uma disputa saudável, “apesar da competição ser muito feroz”, relata Pedro Churro. As inscrições, livres de custos, podem ser feitas através do site.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top