All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Hospital do Ursinho vai ao encontro das crianças

Fotografia gentilmente cedida pelo NEM/AAC

Iniciativa do NEM/AAC apresenta ‘feedback’ positivo após ano de pausa. Desmistificação do “medo da bata branca” continua a ser principal meta do projeto. Por Ana Rita Baptista e Joana Carvalho

Após um ano de suspensão devido à pandemia, o Hospital do Ursinho regressou com a XVII edição. A iniciativa, que teve início no dia 26 de abril, termina esta sexta-feira, dia 30. A atividade promovida pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra tem como principal objetivo “desmistificar o medo das crianças da bata branca”, refere a coordenadora geral desta edição, Jéssica Ribeiro.

Este ano “o projeto teve de se reinventar”, conta a coordenadora. Devido ao contexto pandémico, não foi possível “dinamizar atividades outrora desenvolvidas”, como a construção de infraestruturas em centros comerciais. No entanto, Jéssica Ribeiro afirma que foi na mesma possível o contacto com as crianças nas escolas, “com o respeito de todas as regras de segurança impostas e exigidas”.

Foram entregues ‘kits’ a mais de mil crianças, que incluíam bens alimentares e material médico. Para além desta entrega, foram também dinamizadas atividades lúdicas, como “mostrar ursinhos e simular atos médicos e gestos clínicos”. Foram ainda disponibilizados materiais audiovisuais às escolas e foi criado um canal no YouTube, com vídeos de outros núcleos e associações colaboradoras do projeto.

Jéssica Ribeiro considera que, para além dos fins educativos associados à iniciativa, o Hospital do Ursinho também serve para que os estudantes de Medicina “saibam o que é trabalhar numa equipa multidisciplinar”. Segundo a coordenadora, o ‘feedback’ de quem participou no projeto é “muito positivo” e aponta uma “ânsia geral” para que, na próxima edição, seja possível a concretização normal do evento. “A realização pessoal é muito grande e o trabalho todo acaba por compensar”, reforça.

Fotografia gentilmente cedida pelo NEM/AAC

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top