All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

“Edição Ilimitada” é o tema das Jornadas Transdisciplinares deste ano

Fotografia gentilmente cedida pelo NEPCESS/AAC

Limites na sociedade são o foco do evento. “Iniciativa ilimitada tanto no que toca às sessões como aos participantes”, indica coordenadora da equipa. Por Andreia Júlio e Inês Rua

A 31.ª Edição das Jornadas Transdisciplinares, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social da Associação Académica de Coimbra (NEPCESS/AAC), ocorre nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2021. Devido à conjuntura pandémica, vai ter lugar através da plataforma Zoom. 

A equipa organizadora, composta por 18 elementos, tem como objetivo trazer para as jornadas temas que fomentem o espírito crítico e o pensamento dos estudantes, não só com os oradores, mas também entre eles. Este ano, sob o mote “Edição Ilimitada”, pretendem debruçar-se sobre os limites que existem na sociedade. 

A coordenadora do pelouro responsável pelas Jornadas, Patrícia Martins, destaca que o evento tem como intuito “refletir sobre os limites que existem nos temas do programa e também sobre a falta deles na sociedade”. A coordenadora esclarece que, embora já se tenha debatido de forma geral no pré-evento que ocorreu a semana passada, a iniciativa vai trazer a possibilidade de se desenvolver esta componente de forma mais aplicada às sessões previstas. 

Dentro dos vários assuntos previstos no programa, a estudante realça o debate que vai ocorrer em torno da temática do ‘burnout’, onde se pretende “não só uma abordagem geral, mas também uma incidência sobre a comunidade académica”. O evento prevê ainda a realização de ‘workshops’ de cozinha e oficina criativa, de modo a mostrar que “os estudantes podem desenvolver técnicas e não há limites para a criatividade das pessoas”, explica. 

Com um olhar atento sobre a questão dos limites, a agenda traz tertúlias sobre sexualidade, “muitas vezes associada ao tabu”, e religião, que precisa de “limites individuais para coexistir com outras práticas e religiões”. O segredo público vai ser também um assunto abordado, de modo a “debater os limites que a política concede à imprensa”, refere Patrícia Martins. 

“Até ao infinito e mais além!” é a sessão que pretende denotar que não existem apenas limites pessoais e políticos, mas também físicos. Por isso, a equipa considerou pertinente convidar oradores ligados à NASA e a missões a Marte para falarem sobre as suas experiências. 

A iniciativa online pretende alcançar os estudantes universitários não só da Universidade de Coimbra mas de todo o país. As inscrições ainda estão abertas e os preços variam entre dois, cinco e dez euros. “É uma edição ilimitada tanto no que toca às sessões como aos participantes”, conclui. 

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top