Desporto

Académica vence Chaves e sobe ao pódio do campeonato

Cátia Beato

Vitória da equipa dos estudantes marca passo importante na luta pela subida. Reviravolta no jogo leva Briosa a recuperar da desvantagem e a vencer com dois golos marcados na segunda parte. Texto por Jéssica Oliveira e fotografias por Cátia Beato

Durante a manhã deste sábado, a Académica defrontou o Chaves na 30ª jornada da Segunda Liga. O jogo decorreu no Estádio Cidade de Coimbra e terminou com a vitória da equipa dos estudantes com o resultado de 2-1. Em comparação com o onze da última jornada, a Académica iniciou hoje o jogo com a alteração do médio Fabinho no lugar de Filipe Chaby.

Com uma série de seis jogos vitoriosos, a equipa flaviense entrou em campo com o objetivo de subir da 3ª posição e passar à disputa do acesso à Primeira Liga. Já a Académica, com seis resultados positivos nos últimos cinco jogos em casa, via-se focada em subir para o lugar da equipa adversária direta.

A equipa visitante iniciou a partida com a posse de bola, e nos primeiros minutos mostrou-se com uma postura paciente.  A primeira jogada perigosa dá-se três minutos depois do apito inicial, quando Mohamed Bouldini arranca pela linha lateral até à grande área da equipa nortenha e procura o remate. Contudo, foi uma fase em que o jogo se manteve numa toada morna. É aos dez minutos que Fabinho é penalizado com cartão amarelo e favorece a equipa flaviense com um livre, apesar de criar pouco perigo à equipa dos estudantes.

A equipa visitante fica, aos 13 minutos, com um lance de ataque anulado, sendo assinalado um fora de jogo. Aos 20 minutos, Leandro Sanca sofreu uma falta e deu um livre à equipa da casa, que se mostrou pouco eficiente, com a bola a acabar nos pés de Benny.

Aos 32 minutos, a equipa dos flavienses enfrenta um momento perigoso com remate feito por Bouldini, que acaba por bater na barra da baliza. Ainda assim, é aos 40 minutos que a equipa visitante assume as rédeas do jogo e, numa má receção de Sanca, João Correia marca a história da primeira parte e faz o golo da vantagem para os transmontanos. A primeira parte é pautada pela cautela de ambas as equipas. 

No segundo tempo, a Académica entra em desvantagem. Passados sete minutos Mayambela remata à baliza de Paulo Vítor com algum perigo, mas sem sucesso. Nesta fase inicial do jogo, a Académica atacava mais pelo flanco direito com alguns cruzamentos perigosos para a defesa flaviense.

Aos 66 minutos, Mayambela faz um grande movimento de triangulação e remata para a baliza adversária. No entanto, o guarda-redes apressou-se a recuperar a bola, o que não apresentou perigo para o Chaves. 

Passados 78 minutos, é com atitude que a equipa dos estudantes anula a vantagem do Chaves e Zé Castro protagoniza o primeiro golo da Académica, que empata o jogo de grande penalidade. Cinco minutos depois, a briosa volta a celebrar, desta vez com um autogolo, que dá a vantagem aos estudantes e dita aquele que viria a ser o resultado final do jogo. 

A disputa pelos lugares de subida entre as equipas fechou-se com um cartão vermelho para Luís Rocha, que foi expulso do relvado por protestar com a equipa de arbitragem. A Académica conseguiu mesmo assegurar a vitória no jogo e o terceiro lugar isolado no final da jornada 30. 

O treinador dos capas negras, Rui Borges, assumiu que, sendo um campeonato direto, a vitória foi muito importante e que “foi feito um belíssimo jogo”. Afirmou ainda que na segunda parte a equipa entrou “forte, intensa e agressiva”, e enalteceu o esforço, mérito e qualidade dos jogadores.

Já o treinador do Chaves, Vitor Campelos, confidencia que, apesar da sua equipa ter controlado a primeira parte, “devia ter havido mais posse de bola”. Ainda assim, revela que “os jogadores são inexcedíveis” e, apesar de garantir que vão ser “corrigidas algumas situações nos próximos jogos”, mostra-se contente pelo que foi feito.

A Académica vai voltar a jogar em casa contra o Arouca na próxima segunda, dia 3, pelas 20h, num jogo a contar para a 31.ª jornada da Segunda Liga.

To Top