All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

AAC rastreia comunidade estudantil

Arquivo

Testagem realizada na ocasião do Mês da Saúde. Sensibilização dos estudantes a doenças sexualmente transmissíveis foi foco da iniciativa. Por Cátia Gonçalves e Jéssica Terceiro

Decorreu hoje, dia 29 de abril, um rastreio de saúde e de doenças sexualmente transmissíveis, direcionado aos estudantes como iniciativa do Mês da Saúde. Foram realizados testes ao índice de massa corporal, glicemia, HIV, sífilis e hepatites B e C. O projeto foi dinamizado pela Associação Académica de Coimbra (AAC) em conjunto com o Núcleo de Estudantes de Medicina (NEM/AAC), o Núcleo de Estudantes de Farmácia (NEF/AAC) e a Associação Existências. 

O rastreio esteve disponível em seis pontos da cidade que cobriram todos os polos da Universidade de Coimbra (UC). Pela manhã houve testagem no Pólo 2 e na Faculdade de Ciências do Desporto da UC, no início da tarde foi realizada no Pólo 3 e na Faculdade de Economia da UC e ao final da tarde, na AAC e no átrio das Químicas. Ana Rita Jesus, vice-presidente da AAC e estudante de farmácia biomédica, reforça a importância desta iniciativa de forma a “sensibilizar os estudantes para os cuidados e bem-estar a nível sexual, numa altura em que a saúde tem um peso tão importante no nosso quotidiano”.

A testagem contou com a participação de mais de uma centena de estudantes. Ana Rita Jesus afirma que “o balanço foi muito positivo em todos os pontos na medida em que houve muita participação e o impacto desejado foi conseguido”. Adiciona ainda que “os rastreios são essenciais para prevenir algumas doenças e que os estudantes merecem ter acesso gratuito aos mesmos”.

Todos os testes foram realizados através de uma picada para análise de sangue e, para além disso, foi também necessário o preenchimento de formulários. O material para a realização do rastreio foi conseguido pelos núcleos, assim como pela Associação Existências. As testagens foram efetuadas por coordenadores das entidades. Durante a iniciativa foram cumpridas as regras de distanciamento recomendadas face à pandemia. 

Numa próxima data, a AAC vai promover outra iniciativa de rastreios, desta vez abrangendo toda a população de Coimbra. Esta testagem deve decorrer na Praça do Comércio e, segundo a vice-presidente, vai servir para “estabelecer maior ligação com a cidade e a comunidade conimbricense”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top