All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Projeto do CEAACP garante financiamento do programa Harvard Museum of the Ancient Near East

Fotografia cedida por Cristina Pinto

Investigador da UC recebe bolsa de trinta mil euros. André Tomé ressalta a importância do estudo da temática do próximo oriente. Por Julia Floriano 

O investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP) da Universidade de Coimbra (UC), André Tomé, participou do concurso White Levy Program for Archaeological Publications, organizado pela Universidade de Harvard. A disputa garantiu uma bolsa de trinta mil euros do programa Harvard Museum of the Ancient Near East.

O programa de bolsas, financiado por um segmento privado e gerido pela universidade norte-americana, visa “financiar publicações de escavações arqueológicas do próximo oriente”, afirma André Tomé. O investigador explica que é necessário, durante a candidatura, apresentar um plano de trabalho que justifique a importância de tal tema e da publicação dos dados. 

O projeto apresentado, cujo tema é “o estudo do período helenístico em Tell Beydar”, representa uma continuação do trabalho já realizado pelos investigadores entre os anos 2008 e 2010, na Síria. Segundo André Tomé, um dos objetivos do estudo é “trazer à luz novos dados que possam mudar aquilo que tem sido a interpretação do período histórico da Mesopotâmia”. Para além disso, o investigador destaca a importância do conhecimento acerca das influências de povos, como gregos e armênios, na construção das tradições locais e culturais no próximo oriente. 

As análises dos materiais recolhidos pelos investigadores, como cadernos de campo, fotografias e desenhos, serão organizados numa base de dados que vai ser enviada à Universidade de Harvard, refere André Tomé. O doutorando acrescenta que a próxima fase do projeto será dedicada à redação e a publicação do estudo que “reflete um trabalho de investigação ao longo de vinte anos”. O estudo vai ser dividido em áreas de escavação e análise de cerâmicas que “permitem datar e perceber influências gregas, indígenas e espartanas”, exemplifica.

O CEAACP pretende publicar o estudo de uma forma acessível ao público e que “conte a história do trabalho da equipa”, sublinha o investigador. André Tomé ressalta ainda a expectativa do projeto em “fomentar a atenção dada aos estudos arqueológicos do próximo oriente na UC”. O prazo para o término da bolsa é de dois anos e, após esse período, a equipa tem um ano para finalizar e publicar o resultado do trabalho.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top