All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Festival Metamorfose promove novos talentos musicais em Portugal

Gabriel Rezende

Projeto pretende  incentivar a música em tempo de pandemia. “Estamos à espera que existam verdadeiras metamorfoses em palco”, diz Pedro Ferreira. Por Ana Haeitmann e Jéssica Oliveira

Entre o dia 1 de maio e 26 de junho deste ano, a Associação Asas à Imaginação vai celebrar o Festival Metamorfose através de plataformas digitais. O programa vai selecionar sete concorrentes, após as candidaturas,  para interpretarem cinco temas, que vão ser apresentados todos os sábados. O vencedor, a decidir pelo júri e votos do público, tem como prémio mil e quinhentos euros, além da oportunidade de se apresentar ao vivo, em data a definir.

O diretor do festival, Pedro Ferreira, explica que “o projeto tem como objetivo desenvolver a promoção da cultura local e nacional” e pretende “apresentar novos artistas à comunidade e intervir de forma social através da arte”. Quanto à escolha do nome, “Metamorfose”, o diretor do festival explica que se relaciona com o facto de “vivermos um tempo em que a arte se sente enclausurada e não chega às pessoas na sua plenitude”. Acrescenta ainda que está ligado à “ transformação que o artista necessita para mostrar algo que não está partilhado com o  público”. 

Segundo Pedro Ferreira, o projeto não vai diferenciar se os candidatos “são pequenos ou grandes artistas”. Revela que o objetivo é que surjam “ projetos que procuram ter espaço para mostrar originalidade” de forma a “ dignificar a arte”.  Segundo Pedro Ferreira, o festival pretende ainda “ ajudar a divulgar instituições de solidariedade”. Vão ser escolhidas sete entidades, e a cada programa será pedida ao público uma contribuição monetária. A ajuda será feita por por mbay, e o valor vai ser doado a 100% às associações.

O júri é composto por quatro artistas portugueses: Carlos Gago, Kátia Guerreiro, Manuel Rocha e Tiago Nogueira. O projeto premia os três artistas mais votados com um valor de  mil e quinhentos euros ao primeiro lugar, mil ao segundo colocado e quinhentos euros ao terceiro. 

As inscrições podem ser feitas por qualquer pessoa maior de 12 anos, de qualquer nacionalidade, desde que esteja em Portugal. A participação deve ser feita a solo ou em grupo até cinco pessoas, em qualquer língua ou estilo musical e pode ser enviada até dia 10 de abril.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top