Ensino Superior

Construtora exige pagamento de verbas dos carros alegóricos da QF’20

Inês Duarte

COQF’21 reúne com advogados para ajuda aos estudantes. Estabelecido concurso público e cláusulas de salvaguarda dos interesses de futuras comissões. Por Cátia Gonçalves

No dia 1 de março, foi entregue uma notificação às comissões de carro da Queima das Fitas 2020. A advertência foi dada por uma das empresas responsáveis pela construção dos carros alegóricos descontentes com a rescisão do pagamento de verbas. O coordenador-geral da Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) 2021, Carlos Missel, afirma querer “defender sempre o interesse dos estudantes nesta situação”. 

Várias comissões de carros pediram apoio à COQF quando receberam a notificação. Outras também expressaram interesse em reaver parte do dinheiro investido. O coordenador-geral informa que a entidade vai “tentar aconselhar e ajudar os estudantes através de meios legais para que as comissões de carro se consigam defender”. Carlos Missel adiciona ainda que “espera que se possa encontrar um consenso entre ambas as partes envolvidas”. 

Face a esta situação, a comissão alterou o modelo de planeamento do cortejo da Queima das Fitas, que tem efeito a partir de 2021. A COQF vai exigir a realização de um concurso público, onde as empresas que apresentarem melhor serviço vão ter direito ao contrato de construção. Foram ainda adicionadas cláusulas que salvaguardam os estudantes.  

Carlos Missel realça a “importância dos estudantes tanto para a academia como para toda a cidade”, e apela a que haja mais empatia por parte das empresas de construção com os estudantes. A COQF vai reunir amanhã com a mesa de advogados de modo a perceber como ajudar as comissões. 

Com a evolução da pandemia da COVID-19 em 2020, a maioria da atividade presencial foi cancelada, algo que se estendeu também às várias festas académicas. Devido ao cancelamento destes eventos, várias comissões interromperam o pagamento de verbas às empresas de construção, pelo facto do cortejo não se vir a realizar.

To Top