All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

BD sensibiliza população a preservar os cursos de água

Ilustrações cedidas por Cristina Pinto

Projeto de banda desenhada pretende consciencializar sobre o funcionamento dos cursos de água doce. Co-autora adverte para importância de proteger os rios e compreender os organismos que os compõem. Por Joana Carvalho e Cátia Gonçalves

No âmbito do projeto europeu  ‘LivingRiver – Caring and protecting the life and culture around rivers and streams’, foram publicadas duas bandas desenhadas com vista à proteção dos cursos de água. Cristina Canhoto, docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e co-autora, espera que as obras levem mais pessoas a participar em atividades para a proteção dos cursos de água. Os conteúdos estão disponíveis online e podem ser consultados de forma gratuita.

A iniciativa das bandas desenhadas, que explicam o funcionamento dos rios e os seus organismos, surgiu, segundo a docente, de modo a educar sobre estas temáticas. Cristina Canhoto refere que o formato adotado “leva sempre as pessoas a perceber melhor as coisas, a serem mais atraídas e permite rigor na execução das atividades para quem não está presente em campo ou no laboratório’’. 

Cristina Canhoto lamenta que, em comparação com o mar e a terra, a proteção e preservação dos cursos de água doce não recebam a mesma atenção. No entanto, a docente acredita que “as populações estão, no geral, mais despertas para o problema”. A causa principal para esta maior consciencialização deve-se sobretudo ao facto de “haver menos água”, esclarece.  

A co-autora aponta o aumento populacional como uma das causas para a carência de água. “Vários rios estão intermitentes e muitos outros correm para o mesmo caminho, por isso a carência de água é algo que toca a toda a gente” adverte Cristina Canhoto. Reitera ainda que a banda desenhada é apenas uma ferramenta e que o principal fim é que as pessoas “compreendam o porquê de os rios estarem degradados e o que podem fazer para os proteger”.

A iniciativa internacional ‘LivingRiver’  dedica-se ao conhecimento e à proteção dos rios, através da partilha de informação com a população em geral e com escolas. A docente esclarece que as obras, que se destinam a alunos do secundário e a famílias que tenham vários filhos de diferentes faixas etárias, obtiveram financiamento para a sua elaboração através deste projeto.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top