Ensino Superior

AAC entrega cartas pela cidade para assinalar o Dia Internacional da Mulher

Fotografia gentilmente cedida por DG/AAC

Desigualdade de género continua a ser tema de debate na academia. Campanha relembra a importância do sexo feminino na sociedade e incentiva a luta pelos direitos de igualdade. Por Jéssica Oliveira

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Mulher, e a Associação Académica de Coimbra (AAC) tomou a iniciativa de entregar 5000 cartas por Coimbra. A distribuição foi feita na passada madrugada, e contou com a presença de membros da Direção-Geral da AAC (DG/AAC), que se dividiram em grupos e percorreram as ruas da cidade durante a noite.

Com o projeto, a vice-presidente da DG/AAC, Ana Rita Jesus, explica que a AAC queria homenagear todas as mulheres, “porque ainda vivemos numa sociedade em que existem algumas situações de desigualdade de género e queremos consciencializar toda a população para esse flagelo”. Quanto às dificuldades que o sexo feminino enfrenta na Universidade, a vice-presidente da DG/AAC acredita que “ainda existem situações de assédio que deixam as estudantes desconfortáveis”.

As cartas entregues apresentam um poema de encorajamento às mulheres para que lutem todos os dias pelos seus direitos e deveres. Contam também com uma referência de ‘QRCode’ que as direciona para uma plataforma onde podem ser indicadas sugestões de eventuais medidas a ser tomadas em prol da igualdade de direitos. Neste espaço pretende-se que exponham situações de assédio já experienciadas. As cartas terminam com uma citação do Artigo 13º da Constituição da República Portuguesa referente ao princípio da igualdade.

A AAC espera que a atividade “sirva para consciencializar as pessoas de que muito trabalho já foi feito, mas que ainda há um longo caminho a percorrer”, afirma Ana Rita Jesus. A dirigente conclui realçando que “a AAC quer honrar o compromisso de lutar pela igualdade de género”.

To Top