All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Seminário “Conversas Desconfinadas” retomou com a segunda edição

D.R

Temas de totalitarismo, distopia e autoritarismo estiveram no centro do debate. Evento contou com a participação de investigadores e docentes da UC. Por Cátia Gonçalves e Jéssica Oliveira 

Decorreu na tarde de hoje, pelas 16 horas, o primeiro episódio do Seminário Online “Conversas Desconfinadas”. A iniciativa, que está já no seu segundo ciclo, foi desenvolvida pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) e procura promover o diálogo sobre diversas temáticas de relevância atual. O primeiro episódio foi introduzido pelo historiador Rui Bebiano com a apresentação: ‘’Totalitarismo, catástrofe e distopia num tempo de pós-pandemia’’. 

Com a presença de cerca de 37 participantes, o seminário de hoje teve como objetivo desenvolver diálogos sobre a temática do autoritarismo e as culturas de direita. A sessão foi assumida por Rui Bebiano, historiador, investigador do CES e docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Teresa Cravo, investigadora e coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais, foi comentadora do debate. A conferência foi moderada por um membro da Comissão Organizadora, Patrícia Taborda Silva. 

No início do evento, Rui Bebiano abordou os termos ”totalitarismo, catástrofe, distopia e pós-pandemia’’ que nomearam a apresentação. Com uma breve contextualização histórica, designaram-se os conceitos e as várias conotações que cada um apresenta. Durante a explicação, foram referidas personalidades como Hannah Arendt, Henry Rousso e Enzo Traverso. De seguida, Teresa Cravo assumiu a palavra com um comentário final à abordagem na perspectiva das Relações Internacionais. 

No final das intervenções, abriu-se espaço para o debate livre com os restantes participantes. Houve esclarecimento de dúvidas e troca de ideias que obteve adesão por parte dos presentes. As sessões da edição são mensais e vão decorrer até novembro de  2021. O próximo episódio do Seminário Online realiza-se dia 30 de março e vai remeter a questões sobre o  impacto ambiental.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top