All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

ISEC e CWJ oferecem auxílio a empresas durante a pandemia

Hugo Guímaro

Programa estimula múltiplos setores da economia. Sustentabilidade é um dos pilares do projeto. Por Julia Floriano e Andreia Júlio 

Na tarde de segunda-feira, 15 de fevereiro, o presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) Mário Velindro apresentou o projeto na conferência denominada “O efeito da pandemia na aceleração da digitalização e da implantação da indústria 4.0”. A iniciativa, em parceria com a empresa de tecnologia CWJ, faz parte da “Academia de Estudos Avançados para a Sustentabilidade” e conta com a colaboração de investigadores do Instituto.

 A parceria entre o ISEC e a CWJ  surgiu com um objetivo comum de auxiliar pequenas e médias empresas (PME) que, devido à pandemia da Covid-19, enfrentaram problemas relativos à tecnologia.  Segundo  Mário Velindro, os principais objetivos desta parceria são a “rápida integração de investigadores e professores para a realização de pesquisas de novos sistemas, produtos e formas de digitalizar as PME”. Tal como uma “maior aproximação para identificar os problemas”, destaca. 

O projeto visa beneficiar todos os setores da economia, sendo que para o presidente, a iniciativa é destinada a “ todas as empresas que carecem de melhorar a eficiência, e a capacidade de resposta”. Mário Velindro não descarta a possibilidade de alargar a fronteira de Coimbra, contudo afirma que “no momento o objetivo é trabalhar na região”.

A cidade da Figueira da Foz foi o local escolhido para a realização do primeiro projeto. De acordo com Mário Velindro, “o ISEC tem uma ligação forte com a Figueira, porque implantou lá um curso superior técnico numa das suas escolas”. Para além disso, “a CWJ está localizada na Figueira da Foz”, acrescenta. O projeto tem como finalidade o controle do consumo excessivo de água, gás e luz, a partir da implantação de postos eletrônicos interligados por um sistema ‘wi-fi’.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top