All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

#HelpToCare no apoio aos profissionais de saúde

Arquivo

Projeto disponibiliza atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito. Contacto frequente com sofrimento torna profissionais da área mais vulneráveis. Por Marília Lemos e Jéssica Terceiro

A Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (UpC3) da Universidade de Coimbra anunciou o desenvolvimento de uma iniciativa intitulada #HelpToCare, que oferece consultas gratuitas de psicologia e psiquiatria aos profissionais de saúde da linha da frente no combate à COVID-19. O serviço é feito online e de forma voluntária por psicólogos clínicos especializados e certificados pela Ordem dos Psicólogos.

Segundo a coordenadora da UpC3, Cristina Canavarro, o projeto surgiu frente ao aumento, com a pandemia, dos riscos à saúde mental, para os quais os profissionais de saúde se “encontram numa posição de maior vulnerabilidade”. Explica também que “o contacto sucessivo com situações de sofrimento intensas, somado ao aumento da pressão sobre o SNS, é altamente impactante”. Portanto, esta iniciativa pretende “auxiliá-los a melhorar a sua qualidade de vida e sua execução profissional”, completa.

Por ser realizado de maneira remota, este atendimento está ao dispor de todos os profissionais de saúde, sendo este alargado ao resto do país e a diferentes localidades, não apenas limitado à região de Coimbra. De acordo com a coordenadora da UpC3, até ao momento não há um número de vagas máximas disponíveis, o que vai depender da disponibilidade dos profissionais. Desta forma, as consultas podem ser solicitadas através do email [email protected].

Para além dos atendimentos habituais, a UpC3 detém uma outra plataforma com o nome “12 Boas Ideias para Cuidar da Sua Saúde Mental”. Esta iniciativa conta com uma série de conselhos, em formato vídeo, dados por investigadores, docentes e psicólogos clínicos. “São vídeos curtos que se baseiam em aspetos científicos e servem para ajudar as pessoas a cuidarem de si e da sua saúde mental”, esclarece Cristina Canavarro.

A coordenadora da UpC3 acrescenta ainda que “pela sua formação basear-se em cuidar dos outros, demonstrar que precisam de ajuda é muitas vezes difícil para profissionais da área de saúde”. Desta forma, também é objetivo do projeto “desmontar estereótipos e criar uma maior e melhor literacia em saúde mental”. 

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top