All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Gabriela Figueiredo Dias é eleita nova presidente do Conselho Geral da UC

Foto cedida por Rui Marques Simões

Presidente da CMVM foi escolhida entre 10 candidatos. Inovação, sustentabilidade e relação entre universidade e comunidade são alguns dos resultados a atingir pela presidente. Por Cátia Gonçalves e Ivana Freitas

Ocorreram na passada segunda-feira as eleições para a presidência do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG/UC). Foi eleita Gabriela Figueiredo Dias, mestre em Direito e atual presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).  A nova presidente foi escolhida entre uma lista de dez personalidades externas selecionadas, a 29 de janeiro, para o CG/UC.

Face à sua eleição, Gabriela Figueiredo Dias garante, em comunicado de imprensa, “ser uma honra, mas também um grande desafio, presidir um órgão tão relevante de uma universidade prestigiada como a Universidade de Coimbra, sobretudo num momento que é, inevitavelmente, de transformação consequente”. Licenciada e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da UC, continua a ter envolvimento na universidade, onde é convidada para participar em conferências e sessões em cursos de pós-graduação.

Gabriela Dias especializa-se na regulação das bolsas e mercados de valores mobiliários, sendo presidente da CMVM que representa em vários organismos internacionais. Preside ao Comité de Gestão de Investimentos na Comunidade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados e é vice-presidente do ‘Corporate Governance Committee’, da Organização Internacional de Comissões de Valores , e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico. 

De acordo com o “Diário As Beiras”, durante o debate entre as listas concorrentes ao CG, a necessidade de melhorar a comunicação interna e externa foi um dos tópicos discutidos. Pedro Costa Gonçalves, professor de Direito e candidato da lista E, afirmou que “se deve promover melhor a comunicação entre o CG e a universidade”.  Após a eleição da nova presidente, que decorreu de modo remoto, Gabriela Dias assegurou procurar “oferecer resultados em benefício da inovação, da sustentabilidade e da relação da universidade com a comunidade”.

O Conselho Geral é composto por 35 membros e é constituído por representantes dos docentes, investigadores, estudantes, dos trabalhadores não docentes e não investigadores e personalidades de mérito. O CG/UC encarrega-se, entre outros,  da eleição do reitor e das iniciativas que considerem necessárias ao bom funcionamento da universidade, assim como a aprovação das alterações dos estatutos da mesma.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top