All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Colóquio internacional junta teatro e ciência na mesma sala

Fotografia gentilmente cedida por Francisca Moreira

Evento pretende promover a interseção do teatro com a ciência e ampliar o conhecimento nestas áreas. Debate vai contar com a presença de especialistas internacionais. Por Ana Rita Baptista e Carolina Costa

Teatro sobre Ciência: Teoria e Prática é o mote do colóquio internacional organizado pela companhia de teatro Marionet, juntamente com o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), o Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20), o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e o Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas (LIPA). A conferência vai decorrer de 25 a 27 de novembro deste ano, no TAGV.

As interseções entre o teatro e a ciência são a razão para a realização deste evento, que pretende promover uma “discussão ampla”, sobre as ligações existentes entre o campo artístico e o científico. Para esta partilha de conhecimentos, o colóquio vai contar com participantes e especialistas internacionais das duas áreas. Para além disso, está a decorrer uma chamada de propostas até 15 de março, para quem estiver ligado às duas áreas e queira participar. 

A Marionet conta 20 anos a promover a articulação entre a ciência e o teatro e para o diretor artístico da companhia, Mário Montenegro, o colóquio tem como objetivo “promover o trabalho feito pela Marionet, em torno do cruzamento da ciência com o teatro, no âmbito internacional e junto dos seus pares”. Espera, também, que esta iniciativa sirva para “dar visibilidade à cidade e às investigações feitas na Universidade de Coimbra, no contexto internacional”. 

O diretor artístico destaca a importância de “aprender o que tem sido feito no contexto internacional” para o público alvo conseguir perceber “o caminho feito em Portugal e qual o futuro destas áreas que se interligam”. Mário Montenegro espera que em novembro a situação pandémica tenha melhorado e que seja possível a realização do evento de forma presencial. Para já está confirmada a presença de três oradores internacionais: Andrea Brunello, Frédérique Aït-Touati e Kirsten Shepherd-Barr.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top