All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

5ª edição da Académica Start UC arranca com tomada de posse dos estudantes embaixadores

Arquivo

Programa Académica Start UC conta com novos embaixadores para o presente ano letivo. Foco principal são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados na Agenda de 2030 da ONU. Por Ivana Freitas e Inês Leite

Na passada segunda-feira, 31 estudantes embaixadores tomaram posse da 5ª edição do programa “Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo” (ASUC), um projeto educativo e sensibilizador para a inovação e o empreendedorismo. O evento resulta da colaboração entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Associação Académica de Coimbra (AAC), com o apoio do Santander Universidades. 

O projeto envolve estudantes embaixadores de todos os ciclos do ensino superior e, desde a sua última edição, pretende desenvolver iniciativas que incidam na área da sustentabilidade e outros temas atuais. O Académica Start UC conta já com cerca de 20 mil participantes desde a sua primeira edição no ano letivo de 2016/17. 

Beatriz Neves, embaixadora representante do Núcleo de Estudantes de Bioquímica, destaca o objetivo de focar temas e problemas atuais, “de modo a desenvolver o espírito crítico dos estudantes”. A aluna refere que, além da finalidade em sensibilizar a comunidade estudantil, o projeto fornece “novas ferramentas e competências de trabalho, como a resolução de problemas e criação e inovação de ideias”. 

A iniciativa promove a criatividade e originalidade dos estudantes de várias áreas, bem como a colaboração e o trabalho em equipa aplicados ao empreendedorismo jovem. Amílcar Falcão, reitor da UC, defende que, “além da criação de empresas, cada um, na sua área de atividade, consegue inovar e fazer diferente”. 

Devido à atual situação pandémica, as atividades do programa serão adaptadas para formato digital. Joana Santos, representante do Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais, identifica a adversidade como “uma oportunidade para inovar e criar coisas diferentes”. Apesar do prémio em jogo, a estudante destaca a importância de poder colaborar com colegas de áreas diferentes e “aumentar a rede de contactos”.

No final da tomada de posse, o reitor da UC foi responsável pela apresentação do novo logótipo do Académica Start UC. Amílcar Falcão considera “uma imagem fresca, jovem e disruptiva”, que representa a Torre da Universidade e as fitas associadas à Queima das Fitas.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top