Desporto

Retorno da rivalidade entre Académica e União na Taça Grab&Go

Arquivo

Briosa e Clube de Futebol União de Coimbra enfrentam-se num troféu inédito. A Taça vai ser disputada no Estádio de Coimbra no próximo ano, ainda sem data definida. Por Julia Floriano e Andreia Júlio

A ideia da realização da Taça Grab & Go surgiu após uma reunião entre o presidente do Clube de Futebol União de Coimbra, Fernando Soares, o presidente da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF), Pedro Roxo e o patrocinador comum Grab & Go. O início do troféu estava previsto acontecer em outubro deste ano, mas devido à situação pandémica foi adiado. 

Este troféu tem o propósito de reunir duas equipas conimbricenses que já têm um histórico de confrontos. De acordo com o presidente do União, a rivalidade que separava os “estudantes” da AAC/OAF e os trabalhadores do “comércio e da indústria” do União de Coimbra já  “não faz sentido” . Explica que nos dias de hoje existe uma cumplicidade entre os presidentes e os clubes e, para além disso, o facto de serem “todos de Coimbra”.

Através de um comunicado, Vivaldo Caseiro, CEO da empresa que patrocina o evento, afirma que “apesar das quebras dos lucros este ano não se pode deixar de continuar a apoiar o Desporto e várias Instituição Particular de Solidariedade Social e Organizações não Governamentais”. Acrescenta que este troféu “pode trazer bons momentos e uma aproximação entre os adeptos e famílias”. 

Apesar das portas fechadas, o patrocinador reitera ainda a importância da participação do público presencialmente pois “isto é para os adeptos da cidade de Coimbra”. Por fim, adianta que a marcação do jogo encontra-se dependente das possibilidades das equipas e da lotação do público, ambas sujeitas às regras da Direção Geral de Saúde. 

Com intenção de honrar e trazer prestígio para a cidade, Fernando Soares admite que “não está em causa o ganhar ou perder” e que apesar do “nível competitivo das duas equipas ser completamente diferente” o objetivo deste troféu é o mesmo: “honrar o futebol e os dois clubes.”

To Top