Ensino Superior

NED/AAC traz novos “Olhares sobre a Inclusão”

Arquivo

Evento realiza-se via ‘Zoom’ e conta com a presença do autor do primeiro manifesto pela causa LGBT+ em Portugal. NED/AAC ambiciona contribuir para uma sociedade “igualitária, diversa e justa”. Por Ana Rita Baptista e Jéssica Oliveira

“Olhares sobre a Inclusão”  é o evento promovido pelo Gabinete de Inclusão do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra (NED/AAC). O encontro deste ano pretende abordar o conceito de inclusão na lei, quanto à discriminação racial e xenófoba, à igualdade de género e em relação ao movimento LGBT+. Este projeto segue para a segunda edição e realiza-se  nos dias 10 e 11 de dezembro, via ‘Zoom’.

O evento conta com a presença de Joana Neto, professora de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), que vai abordar temas como a inclusão na Constituição da República e na lei internacional. Luana Coelho, representante do Núcleo Antirracista de Coimbra, também é oradora no primeiro dia, em que o tema principal vai ser a discriminação racial e a xenofobia.

Quanto ao último dia do evento, os temas em debate vão ser a igualdade de género e a comunidade LGBT+. Carolina Pereira, ativista pelo feminismo e ligada ao movimento “HeforShe” vai estar presente para falar sobre a luta pelos direitos das mulheres.  António Serzedelo, ativista e autor do primeiro manifesto pela causa LGBT+ em Portugal, vai abordar e sensibilizar os presentes para os problemas de inclusão sofridos pela comunidade.

Leonardo Botelho, coordenador do Gabinete de Inclusão do NED/AAC afirma que “ao contrário da edição anterior, o evento foi planeado para dois dias para podermos abordar os temas mais especificamente e darmos o valor que cada um merece”. Refere ainda que, apesar do evento este ano ter de acontecer ‘online’, isso é visto como uma vantagem para Leonardo Botelho, pois “este ano até estudantes que não são de Direito mostraram interesse em participar”. Com o projeto “Olhares sobre a Inclusão”, o NED/AAC ambiciona contribuir para uma sociedade “igualitária, diversa e justa”, declara o coordenador. Tendo como objetivo influenciar os estudantes a debater sobre os temas “sem medo nem tabus”, o  evento serve também para incentivar a comunidade estudantil a saber posicionar-se sobre assuntos controversos.

To Top