Ensino Superior

Universidade de Coimbra assinalada com certificação Healthy Campus

Arquivo

UC é das primeiras universidades do mundo a ser contemplada com esta distinção. Vice-reitor António Figueiredo declara tratar-se de um “valor imenso”. Por João António Duarte e Inês Rua.

A Universidade de Coimbra (UC) integra a lista das 42 academias mundiais a associarem-se ao programa Healthy Campus da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), lançado a 12 de maio. Esta iniciativa da FISU visa melhorar a saúde e o bem-estar dos alunos e da comunidade em geral do ensino superior.

A certificação Healthy Campus tem como focos principais não só a atividade física, mas também a gestão saudável da universidade, a saúde mental, a nutrição, a prevenção de doenças, o meio ambiente, a responsabilidade social e a sustentabilidade. Neste sentido, António Figueiredo, vice-reitor da UC para a Qualidade e Desporto, realça que a certificação não é somente coordenada pelo Gabinete de Desporto, porque “é global à UC e isso é absolutamente fundamental para que haja um envolvimento crescente de todos”.

O desafio lançado pela FISU representa uma mais-valia para a UC, refere António Figueiredo. Desde logo, destaca o reconhecimento a nível nacional e mundial do campus universitário como promotor do bem-estar da comunidade. A certificação tem contributos não só concorrenciais e na captação de estudantes, mas também como “motivação intrínseca na própria universidade para manter os patamares de excelência que atingiu”, salienta.

A pandemia de Covid-19 levanta novos desafios à prática do desporto universitário, mas o vice-reitor garante que “todas as práticas que a pandemia permitir vão continuar em atividade”, uma vez que considera que esta área é de grande importância para a UC por promover o bem-estar académico. “Devido às restrições que nos são impostas pelas autoridades sanitárias, no que diz respeito ao distanciamento nos espaços da prática desportiva, há perdas ao nível do número de participantes, mas os programas continuam a decorrer”, explica.

O certificado Healthy Campus tem um prazo de dois anos e António Figueiredo afirma que a UC tem como meta continuar a trabalhar para que este seja renovado no futuro. “Esta distinção tem para nós um valor imenso”, garante e conclui que “temos de nos manter permanentemente na ribalta”.

To Top