All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Tema da XXIII Semana Cultural é “Humanidade

Nova agenda cultural para a Universidade de Coimbra foi anunciada em conferência de imprensa na última segunda-feira.O plano é fortalecer laços entre campos de conhecimento. Por Ana Haeitmann e Lara Ximenes. 

A temática da XXIII Semana Cultural foi definida esta semana por Delfim Leão, Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra (UC) em conferência de imprensa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e o tema é Humanidade. O evento que tem início a 1 de março de 2021 é preenchido pelo ciclo de Teatro e artes performativas Mimesis, o ciclo de música Orphika e atividades do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC. 

Segundo Delfim Leão, em conferência de imprensa, o tema pretende unir cultura e ciência, assim como os seres humanos e o Planeta Terra. “Honrar, homenagear e estimular a humanidade” são as metas do evento, segundo o Vice-Reitor, as quais estão ligadas à criação artística e às relações intersociais numa época de crise e adaptação que o mundo vive atualmente. 

A XXIII Semana Cultural acontece com o propósito de melhorar e aprofundar o modelo de cultura já promovido pela reitoria num cenário pandémico. Neste contexto, a realidade é um desafio global com a crise de saúde pública a ser vivida de forma coletiva. Nas palavras de Delfim Leão, devemos estimular esta coletividade para que “seja motor de resposta aos problemas”. 

O projeto da Semana Cultural teve início em 1999 e reinventou-se desde a inicial “mostra cultural” até os dias de hoje, com “o maior tema de todos”, segundo Delfim Leão e está “cada vez mais perto do conceito de semana” por ser realizada em quinze dias. A UC pretende reconectar cultura e ciência, através de suas parcerias para “reestabelecermos uma ligação umbilical com a Terra”, segundo o Vice-Reitor, na promoção da arte e da própria humanidade.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top