Cultura

TAGV recebe 13ª Festa do Cinema Italiano

Arquivo

Edição comemora o centenário do nascimento de Federico Fellini. Retratar a cultura italiana através da projeção de clássicos cinematográficos é um dos objetivos. Por Ana Maria Batista e Jéssica Terceiro

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) acolhe a 13º Festa do Cinema Italiano. Depois de ter sido cancelada em abril por consequência da pandemia decorre agora de 10 a 12 de novembro. Presente em Coimbra há quase uma década, consiste num evento destinado à cultura cinematográfica italiana, com a finalidade de abrir portas a uma difusão de culturas a nível internacional.

Neste sentido, vão ser exibidos um conjunto de filmes italianos, selecionados em função da sua adaptação ao público internacional. No ano em que se comemora o centésimo aniversário de Federico Fellini a edição inicia-se com o filme “A Voz da Lua” do realizador. Ainda no dia de abertura o público vai poder ver “Figli” de Giuseppe Bonito. O festival continua no dia 11 com “La Dea Fortuna” de Ferzan Özpetek e “Bangl” de Phaim Bhuiyan. O último dia de exibições vai contar com os filmes “Io, Leonardo” de Jesus Garces Lambert e “Gli Anni Più Belli” de Gabriele Muccino.

Este ano, parte dos filmes vão estar disponíveis ‘online’ na plataforma de cinema independente ‘Filmin’. Segundo Stefano Savio, diretor do evento esta é uma mais valia do festival por ser possível alcançar todo o tipo de público. A Festa do Cinema Italiano traz ainda ao público português as mais recentes estreias da sétima arte. É o caso de “La Dea Fortuna”, “Gli Anni Più Belli”, cuja estreia foi adiada para o próximo ano, e “Figli” ainda sem data de estreia prevista nas salas de cinema.

“Coimbra é um centro cultural importante e pareceu bastante óbvio trazer a programação aqui”, afirma Stefano Savio. O diretor da Festa do Cinema Italiano espera que que para o ano possa fazer um festival com maiores dimensões. Comenta ainda que o evento é transversal ao público e que “Coimbra é pequenina, mas os gostos das pessoas estão representados por serem diversificados”. Por fim, Stefano Savio apela ao público para que não desista, pois é “um ano de transição para todos”.

A organização garante que o evento vai decorrer com todas as medidas de segurança com lotação reduzida nas salas de cinema e sem os habituais convidados e festas. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do TAGV ou pela internet com descontos descontos para os estudantes.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top