Ciência & Tecnologia

Estudante de Coimbra vence concurso nacional com restaurante “Zero Waste”

Fotografia cedida por Sara Couto

Sara Couto, aluna da Escola Profissional Profitecla Coimbra, vence concurso Geração+. Jovem apresenta restaurante sem desperdícios. Por Margarida Martins

A cerimónia de apresentação dos projetos desta 5ª Edição do Geração+ realizou-se no passado dia 4 de novembro. O projeto “All Nature” desenvolvido por Sara Couto, aluna do Curso de Técnico de Turismo, na Escola Profissional Profitecla Coimbra, destacou-se entre as 14 Provas de Aptidão Profissional (PAP) selecionadas para a grande final. A estudante vai receber um prémio no valor de 1000 euros e afirma que “concorrer no Geração+ era uma ambição”.

“All Nature” consiste na criação de uma unidade de restauração biológica baseada no conceito “zero waste”, o segundo restaurante deste tipo, em Portugal. Sara Couto tem como objetivo chamar a atenção para “o desperdício alimentar e ambiental”, e para a importância da reciclagem. Por esse motivo, a autora do projeto pretende recorrer à utilização de mobiliário e decoração em segunda mão.

Para além da confeção 100% biológica, o restaurante deve servir apenas refeições ‘vegan e vegetarianas. Contudo, Sara Couto destaca que não se trata apenas de um restaurante vegetariano. “Este projeto visa uma consciencialização da sociedade para os problemas ambientais, desperdícios alimentares e adoção e uma vida mais saudável”, salienta. O espaço deve contar ainda com workshops e espetáculos ao vivo, para completar a experiência gastronómica.

Segundo Sara Couto, a geração ‘millenials tem procurado, cada vez mais, comprar “produtos amigos do ambiente”, o que motivou a estudante avançar com o projeto. “Se houvesse mais projetos como o meu em Portugal, mais pessoas se iriam sentir aliciadas a adotar um estilo de vida melhor, a nível de alimentação e ambiental”, garante.

A jovem empreendedora pretende colocar o projeto em prática no futuro, e adiante que já há uma reunião marcada com o Presidente da União de Freguesias de Coimbra. “É algo que quero levar para a frente, seja agora ou daqui a 5 anos”, destaca Sara Couto. A escolha da cidade de Coimbra não é por acaso, a jovem empreendedora acredita que a cidade dos estudantes “tem muito mais para dar”. “Portugal é muito mais do que Lisboa ou Porto”, afirma.

To Top