Ensino Superior

Dificuldades de estudantes debatidas ao ar livre

Bruno Oliveira

Reunião junta estudantes no átrio das Químicas. Custos de rendas, bolsas de estudo e propina zero foram alguns dos temas postos em debate. Por Tomás Barros

No passado dia 5 de novembro foi realizada uma reunião no átrio das Químicas onde vários estudantes discutiram problemas associados ao Ensino Superior. O debate organizado por Diogo Vale, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e António Pereira Faculdade estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), teve início às 16h.

Diogo Vale destacou a importância desta reunião para os estudantes poderem expor os seus problemas e encontrar uma “compreensão mútua, de modo a poder estruturar ações futuras à volta dos problemas que fossem elencados”. O estudante da FMUC acrescentou que o princípio da solução pode passar pelo levantamento desses mesmos problemas, de modo a poderem “continuar a ação e procurar envolver mais estudantes”.

António Pereira refere que a reunião não se cingia “a pessoas que pertenciam à académica”, uma vez que estudantes que frequentam o ensino superior fora da UC também marcaram presença no debate. Para o estudante do FCTUC, esse facto enaltece a “transversalidade dos problemas em várias instituições de ensino”.

As propinas foram um dos diversos tópicos levados a debate. António Pereira destaca a importância da luta da Associação Académica de Coimbra pela propina zero, “apesar de nos últimos tempos ter estado um bocado mais branda”. Refere ainda que temas como bolsas de estudo e o custo das rendas prosseguem a ser “problemáticas presentes para todos os alunos que passam por dificuldades financeiras”, explica.

Os estudantes organizadores deste evento enaltecem a importância deste tipo de momentos, também devido ao contexto pandémico. António Pereira vinca a importância de os estudantes poderem exercer a sua liberdade para se “reunir e discutir os seus problemas de uma forma mais informal”. Diogo Vale acrescenta que, embora a “pandemia tenha vindo a levantar alguns problemas novos, também veio agravar outros”, elucida.

To Top