All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Candidatos à presidência da DG/AAC confrontam-se pela primeira vez

Nino Cirenza

Disputa onde Diogo Vale apelou ao retorno da reivindicação estudantil e à aproximação dos estudantes à Academia. Na oposição, João Assunção prometeu um mandato diferente com mudança e inovação. Por Ana Rita Baptista e Jéssica Oliveira.

O primeiro debate entre os presidentes das listas candidatas à Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) realizou-se esta terça-feira, 17 de novembro, e contou com um auditório bem composto. Este encontro entre os cabeças de lista aconteceu no Auditório da Reitoria e teve início às 19 horas.

Presidida por Diogo Vale, a lista  F tem como mote “Outro futuro para a Académica”. Descontente com o estado atual da AAC, o líder tem como principal objetivo reaproximá-la dos seus estudantes e combater a insatisfação dos alunos. Já a lista G, que tem como slogan “Académica de gerações”, é encabeçada por João Assunção, e apesar de ser vice-presidente do atual mandato, promete que este não é um projeto de continuidade e assume haver inovação.

Durante a sua intervenção, o líder da lista G considera que, embora o mandato atual tenha tido um papel relevante na redução das propinas, é importante tornar gratuito o acesso ao ensino superior. No entanto, para Diogo Vale a presente DG/AAC não teve uma grande influência quanto a esta iniciativa. Afirma que “ a AAC não se pode vangloriar sobre este assunto” e considera que a redução das propinas se deveu a “uma conjuntura política favorável”.

Um outro tópico abordado nesta disputa por ambos os candidatos, foi o estado de degradação em que se encontra o edifício da AAC, que como referiu João Assunção, entre outros problemas, ainda se encontra com coberturas de amianto.

Este debate terminou com um apelo ao voto por parte dos líderes de cada uma das listas para as eleições que vão decorrer na próxima quinta-feira, 19 de novembro. Os estudantes vão poder votar nas urnas presentes em todas as faculdades e no edifício da AAC.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top