All for Joomla All for Webmasters
Desporto

Judo da Académica triunfa nos campeonatos nacionais

Fotografia cedida por SJ/AAC

Catarina Costa vence todos os combates e arrecada a medalha de ouro. Maioria dos atletas com idades entre os 17 e os 20 anos. Por Francisco Barata e Cátia Beato.

Nos passados dias 10 e 11 de outubro, a Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC) disputou o Campeonato de Apuramento para a Seleção Nacional de Seniores e o Campeonato Nacional Paralímpico. A competição teve lugar no pavilhão do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, e os estudantes conquistaram cinco medalhas nas diferentes categorias.

Num torneio disputado à porta fechada, o uso de máscara foi obrigatório e todos os atletas foram testados à Covid-19 antes das provas. Após seis meses sem competições, esta foi apenas a segunda desde o início da pandemia, antecedida pela Taça Internacional Kyioshi Kobayashi, realizada no mês de setembro.

O treinador João Neto mostrou-se satisfeito por os atletas “poderem voltar a competir”. Aos seus olhos esta foi uma prova “diferente mas positiva” em que foi preciso repensar a forma de preparar os atletas para as provas, pois “não foi uma competição habitual”, confessa. Realça ainda que a equipa era constituída na sua maioria por cadetes de último ano – nascidos em 2003 -, e juniores – até aos 20 anos.

De entre os atletas, alguns inseridos nas seleções nacionais e outros que retomaram a atividade há menos tempo, o técnico destaca Catarina Costa, que conquistou a medalha de ouro nos -48kg. Teresa Santos, uma atleta ainda júnior que, segundo João Neto, ingressou este ano na universidade e já treina na Académica há dois anos, conquistou a prata na categoria de -52kg. O treinador lamenta a ausência do judoca Francisco Mendes, devido a lesão sofrida na taça Internacional Kyioshi Kobayashi, pois seria “uma aposta para atacar o título”.

Entre as competições que se seguem para os atletas da Académica, Catarina Costa vai marcar presença no Grand Slam de Budapeste e Campeonato da Europa de Seniores em Praga, Teresa Santos nos Campeonatos da Europa de Juniores e de Sub-23, e Miguel Nery no Campeonato da Europa de Cadetes. João Neto salienta ainda a possibilidade de Beatriz Moreira e Joaquim Rovira virem a participar nestas mesmas competições europeias.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top