Desporto

Golo solitário impõe a primeira derrota da temporada à Académica

Diogo Machado

Feirense foi mais eficaz no contra-ataque e conseguiu fechar os caminhos da baliza. Defesa de penálti de Mika foi insuficiente para ajudar a Briosa. Texto por Francisco Barata e fotografias por Diogo Machado

Numa noite fresca de terça-feira o Feirense infligiu no Estádio Cidade de Coimbra a primeira derrota da temporada à Académica. Num jogo disputado à porta fechada, os estudantes tiveram mais posse de bola e conseguiram estar sempre mais perto do último terço adversário. Os fogaceiros foram mais eficazes e saem da cidade dos estudantes com os três pontos na bagagem. O treinador Rui Borges apresentou apenas uma alteração em relação ao jogo da passada quarta-feira contra o Cova da Piedade. Em vez do lesionado Mike, João Simões foi opção como lateral direito na equipa da Briosa, três anos depois da última vez que tal tinha acontecido. Destaque ainda para a presença do reforço Chaby no banco de suplentes, ele que viria mesmo a fazer a sua estreia neste encontro.

Nos primeiros minutos do jogo, o Feirense era a equipa que mostrava estar no controlo das operações, com o jogador Feliz em destaque pelo lado direito do ataque. Acabaria por ser o extremo do Feirense que, aos dez minutos da partida, cruza para Fabrício Simões que, oportuno, cabeceia para o primeiro e único golo dos forasteiros.  A Académica tentou reagir à desvantagem no marcador por Bouldini aos 12 minutos, num ataque à entrada da área, mas sem grande perigo para a equipa de Santa Maria da Feira. Os visitantes tiveram ainda ao minuto 13 uma oportunidade num livre lateral que redundou num cabeceamento perigoso para a baliza de Mika.

A Académica começou a assumir as despesas do jogo depois do golo sofrido, à procura de inverter o rumo dos acontecimentos. Após alguns ataques sem grande efeito, João Mário aos 25 minutos, a corresponder a cruzamento teleguiado de Bruno Teles, cabeceia por cima da baliza de Bruno Brígido. Dois minutos depois foi Fabinho a ter oportunidade para finalizar frente ao guarda-redes do Feirense, mas não mostrou capacidade para ultrapassar o guardião fogaceiro.

À entrada para o último quarto de hora da primeira parte, contrariedade para a equipa de Rui Borges com a lesão do regressado João Simões, que acaba substituído pelo reforço Rafael Vieira. Num período do jogo marcado por muitas paragens derivadas a uma fase mais faltosa de ambos os lados, tendo Zé Castro acabado por ver o amarelo, foi o Feirense a ter a possibilidade aos 37 minutos de ampliar a vantagem. Num livre cobrado por Fábio Espinho à entrada da área, a bola acabou por passar ao lado da baliza da Briosa. Antes do final do primeiro tempo, Mika demonstrou os seus reflexos ao defender um remate perigoso a curta distância.

A segunda parte trouxe mais do mesmo por parte da Académica, com várias investidas, sobretudo pelo lado direito do ataque. Rafael Vieira e Guima foram os jogadores mais perigosos nas aproximações à baliza adversária, com bons cruzamentos para os avançados da Briosa. O Feirense criava perigo sobretudo no contra-ataque, aproveitando a velocidade de jogadores como Fábio Espinho e Ença Fati. Os estudantes têm, por Bouldini, a oportunidade para empatar o jogo aos 55 minutos, mas este acabou por cometer falta e a tentativa caiu por terra.

Os estudantes continuavam à procura do golo do empate. Pelos 60 minutos, João Mário era o mais esforçado no lado da Briosa, com cruzamentos para a área do Feirense à procura do bom jogo aéreo de Bouldini, mas sem sucesso. O grande momento do encontro acabaria por surgir aos 66 minutos quando Bruno Teles comete penálti numa disputa de bola com João Victor. O preparador físico da Académica Fernando Morato acabou expulso por protestos em relação à grande penalidade assinalada pelo árbitro da partida. Foi precisamente o avançado brasileiro do Feirense a bater da marca dos 11 metros, mas Mika voltou a mostrar todos os seus dotes e com uma ótima estirada evita o golo do conjunto forasteiro e volta a dar esperança à equipa de Coimbra.

Rui Borges já tinha efetuado a sua segunda substituição do jogo ao tirar Fabinho do campo e colocar o ponta de lança brasileiro Rafael Furtado. Ainda assim, acabou por ser Rafael Vieira a criar algum sobressalto na defesa do Feirense, quando ao minuto 78 consegue um cabeceamento perigoso por cima da baliza defendida por Bruno Brígido. A Académica continuava sem conseguir levar a água ao seu moinho, o que levou Rui Borges a promover a estreia de Filipe Chaby aos 80 minutos. Apesar de dois livres por parte da equipa de Santa Maria da Feira aos 82 e 83 minutos de jogo, a Briosa foi a equipa mais insistente na procura da baliza adversária nos últimos minutos da contenda.

O criativo Chaby era o maior destaque da equipa da casa, sendo ele quem pegava no jogo em terrenos recuados e tentava transportar a bola para o ataque. Depois de um susto aos 87 minutos com uma perda de bola de Guima no meio-campo defensivo, a Académica teve a oportunidade de igualar o jogo numa sequência de cantos que criavam algum perigo à baliza visitante. Mesmo assim, a Académica continuava sem conseguir alcançar o golo que lhe daria o empate na partida. Chaby, mais uma vez, já nos descontos, ainda cobrou um livre que tirou a tinta ao poste da baliza de Bruno Brígido, mas o resultado viria a manter-se até ao apito final. Ainda houve tempo para a expulsão de mais um elemento da equipa técnica da Briosa, desta vez Ricardo Chaves, adjunto de Rui Borges.

Com a vitória por 1-0 assegurada, Filipe Rocha, treinador do Feirense, explicou na conferência de imprensa que a estratégia passou por ser uma “equipa atrevida e que joga olhos nos olhos com o adversário em qualquer estádio.” O técnico fogaceiro ficou satisfeito pela forma como a sua equipa “fechou a baliza e só concedeu uma oportunidade à Académica”, além de felicitar a postura dos seus jogadores no jogo, mesmo em vantagem.

Por seu lado, Rui Borges confessou que faltou finalizar à Académica. “Mandámos no jogo, o Feirense só criou perigo com algumas transições ofensivas”, concluiu o treinador da Briosa. Aproveitou por fim para desejar que João Simões recupere rápido da lesão no tendão de Aquiles, admitindo o treinador da Académica que ficou “muito triste” com a situação, e que procurará resolver o problema – Mike também se encontra lesionado – com os recursos que tem à mão no plantel.

A Académica com esta derrota posiciona-se no décimo lugar da tabela, com quatro pontos. O próximo jogo será disputado no domingo, dia 4 de outubro, em casa do Varzim Sport Clube.

To Top