All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

[Em atualização] QF’20 adiada para outubro

Inês Duarte

Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2020 está cancelada. Decisão tem por base a situação nacional provocada pela COVID-19. Por Leonor Garrido

A Associação Académica de Coimbra (AAC) e o Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra – Magnum Consilium Veteranorum (MCV) decidiram adiar a realização da Queima das Fitas 2020 (QF’20) para outubro. Em comunicado, o presidente da Direção-Geral da AAC (DG/AAC), Daniel Azenha, declara ainda que a Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2020 será cancelada

“Esta é uma decisão tomada ao abrigo da situação atual do país, devida à pandemia provocada pela doença COVID-19”, refere. Para Daniel Azenha, “este não é um tempo de festividades, é sim o tempo para reunir todos os esforços para que os estudantes possam terminar o seu ano letivo sem saírem prejudicados”. O presidente da DG/AAC esclarece, em comunicado, que a passagem da Queima das Fitas para outubro tem como objetivo “dar a oportunidade aos finalistas de viverem um momento único na sua vida académica”.

Existe “o compromisso de realizar a melhor edição da Queima das Fitas de Coimbra, mas, acima de tudo, de zelar pelo bem estar e segurança dos nossos estudantes e de todos os que nos visitam”, assegura o secretário-geral da Queima das Fitas, Leandro Marques. Afirma que “é nesse sentido que a Queima das Fitas regressará no próximo semestre, com toda a emoção e qualidade a que se está habituado e com o compromisso de que vai ser um momento que ficará para sempre marcado na memória dos nosso estudantes.”

O dux veteranorum, Matias Correia, alega que o MCV confere a solução arranjada como a “mais viável”, tendo em conta a presente situação. O MCV vai também “diligenciar de perto com todos os carros e entidades intervenientes para que o Cortejo possa decorrer na sua plenitude e com a maior normalidade possível”. Em comunicado, informa ainda que “cada carro poderá requerer a devolução integral do valor já pago de inscrição e caução” se não puder participar no Cortejo da QF em outubro. “A Tradição da Queima das Fitas está assegurada”, garante o dux veteranorum.

Ao longo das próximas semanas vão ser dadas mais informações relativamente aos moldes em que a Queima das Fitas 2020 se vai realizar.

Tentámos entrar em contacto com o presidente da DG/AAC, mas até à data não foi possível.

Atualizado às 12h36.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top