Ciência & Tecnologia

Primeira etapa da European BEST Engineering Competition tem lugar na FCTUC

Arquivo

Competição de engenharia desafia alunos a resolverem desafios. Evento conta com a participação de 25 equipas da UC. Por Luísa Tibana

Foi a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) o sítio escolhido para a primeira etapa da “European BEST Engineering Competition (EBEC) Challenge Coimbra”. A decorrer nos dias 6, 7, 8 e 11 de março, a competição é dividida em duas categorias e consiste na resolução de desafios elaborados por empresas. Realizado pelo “Board of European Students of Technology” (BEST), conta com a participação de mais de cem alunos da UC, distribuídos em 25 equipas.   

A categoria intitulada “Case Study” consiste numa atividade de caráter teórico e tem como objetivo testar os conhecimentos e habilidades de pesquisa do estudante. Já a segunda, denominada “Team Design”, abarca um desafio prático no qual os competidores são supostos construir um protótipo. Segundo Ana Antunes, uma das coordenadoras do evento, as duas categorias são realizadas simultaneamente, portanto, os alunos tiveram de, na altura da inscrição, “escolher a categoria na qual desejavam participar”.

A coordenadora revela que este ano as empresas que colaboraram com o evento foram a ESA Space Solutions, na elaboração dos desafios, e a EDP (Energias de Portugal), com a realização de um ‘workshop’. Ana Antunes explica ainda que o estudante que obtiver o primeiro lugar na competição vai ter a oportunidade de competir à nível nacional. A segunda fase vai ser realizada dos dias 17 a 20 de abril em Aveiro. “Caso ganhe a fase nacional, vai passar à fase final em Varsóvia”, completa.

Edson Pontes, também coordenador do evento, conta que, na sua opinião, a EBEC fornece aos estudantes “uma oportunidade de sair da sua zona de conforto e conhecer um pouco do que é a engenharia”. Além disso, Ana Antunes acrescenta que os alunos têm a chance de “conhecer empresas e ganhar um crédito e meio”.

Quando questionados acerca do principal objetivo da competição, ambos os coordenadores ressaltaram a questão do desenvolvimento de um espírito de equipa e de habilidades relacionadas ao curso. Ana Antunes ainda diz que a EBEC oferece aos alunos uma oportunidade de serem criativos e criarem novas amizades.

To Top