Ciência & Tecnologia

A matemática por detrás da cerveja

Mariana Rosa

Hieróglifos egípcios, “guerra dos tronos” entre Sagres e Superbock e muito humor, assim se mostrou a matemática que há na cerveja. Sessões repetem-se uma vez por mês até dezembro.  Por Carolina Fernandes

“Onde está a matemática na cerveja?” foi a questão que guiou a terceira sessão do ciclo “Science Beer Talks 2020”, um programa anual que procura colocar “os pontos nos iii”. Neste final de tarde chuvoso, Adérito Araújo, docente e investigador do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, mostrou ao público que a matemática e a cerveja também podem andar de mão dada.  Num clima descontraído e informal, o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra ofereceu ciência e cerveja a quem por lá passou.

A relação entre ambas remete para tempos passados, como o orador convidado deu a conhecer. Da antiguidade egípcia restam papiros com hieróglifos associados à cerveja e a símbolos numéricos. Neles é possível encontrar-se equações matemáticas, que procuram resolver problemas quotidianos cujo elemento principal é a cerveja. “Quantos jarros de cerveja consigo fazer com um hekat (antiga unidade de volume egípcia)?” foi com este e outros problemas que Adérito Araújo desafiou a plateia.

Dilemas como “valerá a pena fazer uma campanha publicitária?” também tiveram lugar nesta sessão, marcada pelo tom humorístico com que o orador abordou o assunto. Uma “guerra dos tronos”, foi como se referiu às estratégias de venda utilizadas pela Sagres e pela Super Bock na competição pela melhor marca. Às questões o público foi respondendo de ânimo leve e, no final, foi aberto espaço para as suas partilhas. Na plateia, uma voz masculina contou entre risos: “Recentemente, li num artigo científico que quando o homem se tornou sedentário começou a usar os cereais para a cerveja em vez de para o pão”.

Teresa Couceiro, técnica superior de uma empresa, elogia a natureza informal do programa “Science Beer Talks 2020”. Já José Vasco, editor da página “Coimbra Acontece”, confessa que vem sempre a estas sessões e acrescenta: “Em todas elas aprende-se um pouco mais. Quanto mais vier, mais aprendo”.

As conversas de “Pontos nos iii – Science Beer Talks” vão continuar a acontecer, das 18h30 às 19h30, até ao mês de dezembro, na primeira quarta-feira de cada mês. A entrada é gratuita e sem reservas obrigatórias.

To Top