All for Joomla All for Webmasters
Cidade

NEPCESS/AAC promove voluntariado no Centro de Dia Ateneu

Arquivo

Pelo segundo ano consecutivo, NEPCESS/AAC cria laços entre estudantes e “avós”. Presidente do núcleo aponta que única crítica é a reticência de alguns idosos. Por Carina Costa e Filipe Silva

O projeto de voluntariado “Apadrinha um Avô” resultou de uma parceria entre os estudantes do Núcleo de Estudantes de Psicologia e Ciências de Educação e Serviço Social da Associação Académica de Coimbra (NEPCESS/AAC) e o Centro de Dia Ateneu, que os recebeu. A iniciativa consiste na organização de grupos de três voluntários que se comprometem a fazer atividades com a população mais idosa.

Iniciado no ano letivo anterior, o projeto tem um balanço “bastante positivo e as únicas críticas que surgiram são relativas à postura de alguns idosos”, expõe Thaís Alexandra, presidente do NEPCESS/AAC. Lamenta que “nem todos os seniores tenham a mesma abertura para a realização das atividades”. Contudo, considera que grande parte da geração mais velha gosta da interação com os voluntários.

Os estudantes são acompanhados desde o princípio, com reuniões em que se expõem os objetivos, se partilham ideias de atividades e, caso necessário, materiais para as mesmas. A presidente frisa que “os voluntários têm liberdade para decidir o que vão fazer em cada visita”. Desta forma, os estudantes debatem com o NEPCESS/AAC sobre as atividades que queiram realizar.

O propósito da iniciativa do NEPCESS/AAC é levar mais dinamismo ao Centro de Dia Ateneu, onde está a geração “mais esquecida”, e tornar o envelhecimento mais ativo. Thaís Alexandra explica que ainda não conseguiram avançar com um projeto semelhante voltado a crianças, pois existe um entrave em termos de “autorizações e demasiadas burocracias”.

As inscrições para o voluntariado, disponíveis até 17 de fevereiro, são feitas através de um formulário ‘online’ em que os estudantes, a par das informações pessoais, expõem as disponibilidades de horário. Após este processo, os inscritos são contactados para as reuniões iniciais.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top