All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Parceria com multinacional em exploração da canábis marca o lançamento do UC Business

Gustavo Freitas

Novo projeto da UC serve como “vitrine” de estudantes para o mercado de trabalho. Ensino Secundário também é alvo de ações em favor do desenvolvimento sustentável. Por Gustavo Freitas

Equipa reitoral, empresários e alunos reuniram-se na manhã desta sexta-feira, no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra (UC), para o lançamento do UC Business. Trata-se de uma ação estratégica que visa aproximar os alunos de grupos empresariais. Durante o evento, também foi apresentado o projeto “Académica Start UC – Ensino Secundário”, parceria entre a UC e a Associação Académica de Coimbra (AAC) com pré-universitários.

O reitor da UC, Amílcar Falcão, revela que a inauguração do espaço UC Business é “o princípio da requalificação do Polo II da UC”. O local passa a funcionar como um ‘hub’ que vai facilitar as relações entre potenciais científicos universitários e empresas nacionais e multinacionais que investem em pesquisa e inovação.

Como marco inicial das atividades do escritório de tecnologia, o reitor assinou um protocolo de colaboração, junto ao executivo da Tilray, Joshua Eades, que vai unir pesquisadores da UC, profissionais e estruturas da líder mundial de exploração de canábis, no intuito de potencializar conhecimentos.

À esquerda, Amílcar Falcão, e à direita, Joshua Eades.

O coordenador do UC Business, Nuno Mendonça, acredita que este projeto é importante para o cenário mercadológico. Criar um suporte à pesquisa e inovação vai atrair empresas, segundo Nuno Mendonça, e criar um ambiente favorável, em especial para os estudantes. “O principal papel do UC Business é aproximar o mercado empresarial e entidades públicas da UC para complementarem os seus projetos”, explica.

Na avaliação do presidente da Direção-Geral da AAC (DG/AAC), Daniel Azenha, é importante fomentar atividades extracurriculares e colocá-las na cultura dos estudantes já no início do percurso académico. “A ligação com o mercado de trabalho é uma grande preocupação dos estudantes”, acrescenta.

A AAC vai ser umas das parceiras no “Académica Start UC – Ensino Secundário”, quarta edição do projeto. A iniciativa, também apresentada esta manhã, conta com os apoios do Santander Universidades e da Global Compact Network Portugal.

A intenção é engajar jovens pré-universitários na promoção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesta edição, pretende-se atingir cerca de dois mil estudantes, reunidos em grupos de até cinco alunos supervisionados por um professor. A iniciativa começa a partir de janeiro, quando os estudantes vão ser desafiados a desenvolver uma ação ou produto audiovisual sobre um ODS.

Fotografias por Gustavo Freitas

Fotografia de destaque: Amílcar Falcão e Joshua Eades assinam acordo de colaboração.

[Artigo atualizado à 14h12 de 7 de dezembro]

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top