All for Joomla All for Webmasters
Desporto

Natação da Académica vale ouro no Campeonato Nacional Universitário

Cedida por DG/AAC

Três raparigas, dez rapazes, nove medalhas. Proximidade de provas das federações dificulta presença de atletas em encontros universitários. Por Francisco Barata e Antónia Fortunato

A Secção de Natação/Triatlo da Associação Académica de Coimbra (SN/AAC) disputou este domingo o Campeonato Nacional Universitário Piscina Curta, da competência da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). Para além do quarto lugar obtido na vertente coletiva, a secção colecionou vários prémios individuais na competição que decorreu em Matosinhos. Contam-se duas medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze.

Paulo Santos, treinador que acompanhou a comitiva de atletas, aponta a falta de elementos femininos como a principal razão para não estarem presentes no pódio da prova coletiva. “Só levámos três meninas, por isso não pudemos fazer uma série de provas femininas, como as estafetas”, explicou. A equipa que competiu no nacional universitário contou ainda com dez rapazes, sendo que a secção engloba cerca de 60 atletas federados.

Tomás Veloso, um dos nadadores premiados com medalhas de ouro, diz ter atingido “50 por cento dos seus objetivos”. Conquistou o título de campeão nacional em duas categorias (nos 400 metros livres e na estafeta 4×50 estilos). O treinador, no entanto, considera que os tempos gerais alcançados pelos atletas “não foram nada por aí além”. “Só poderiam ser se existisse uma preparação específica para a prova”, rematou. Tanto o nadador como o técnico caracterizam a prova como um ponto intermédio importante na preparação de competições futuras. Paulo Santos descreve-a como “prova de passagem”, enquanto que Tomás Veloso qualifica-a como uma “avaliação do processo de treino”.

Aproximam-se várias competições da Federação Portuguesa de Natação (FPN), com destaque para o Campeonato Nacional de Clubes da Segunda Divisão e o Nacional de Juniores e Seniores de Piscina Curta. Segundo Miguel Abrantes, treinador dos seniores da SN/AAC, a proximidade entre as provas da FADU e da FPN impede a presença de alguns elementos da Académica. “É recorrente estes campeonatos decorrerem ao mesmo tempo. Os atletas não podem abdicar dos campeonatos europeus para irem às competições universitárias”, clarificou.

Paulo Santos aponta como objetivos da Académica “manter a classificação da temporada passada da equipa feminina, na primeira divisão”, uma das melhores de sempre no clube. Já Tomás Veloso realça como objetivos pessoais melhorar as suas marcas nos campeonatos nacionais e “alcançar títulos e pódios”. Almeja ainda qualificar-se para os Jogos Olímpicos de 2020 no Campeonato da Europa de Piscina Longa, em maio do próximo ano.

O atleta medalhado diz ser “um gosto e um prazer competir pela AAC” e menciona o apoio que sentiu da Universidade de Coimbra, da FPN e da Associação de Natação de Coimbra, que “formaram um protocolo para apoiar os atletas-estudantes”. No entanto, Miguel Abrantes considera que “a UC investe pouco nos seus atletas”.

Atletas medalhados: 
100m Mariposa (Feminino): Beatriz Craveiro (FFUC) – Medalha de Prata;   
50m Mariposa (Feminino): Beatriz Craveiro (FFUC) – Medalha de Bronze;  
50m Livres (Feminino): Matilde Gameiro (FFUC) – Medalha de Bronze.      
400m Livres (Masculino): Tomás Veloso (FEUC) – Medalha de Ouro;
4x50m Estilos (Masculino): Bernardo Arzileiro (FCTUC) / Bernardo Clemente (FDUC) /    
Tomás Veloso (FEUC) /Tiago Dinis (FCTUC) – Medalha de Ouro;       
100m Mariposa (Masculino): Bernardo Clemente (FDUC) – Medalha de Prata;      
200m Estilos (Masculino): Lucas Bastos (FCTUC) – Medalha de Prata;         
4x50m Livres (Masculino): Bernardo Clemente (FDUC) / Illya Yelistratkin (FCDEF) /Tiago           
Dinis (FCTUC) / Tomás Veloso (FEUC) – Medalha de Prata;     
100m Livres (Masculino): Tomás Veloso (FEUC) – Medalha de Bronze.

Dados retirados do Facebook da Associação Académica de Coimbra.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top