All for Joomla All for Webmasters
Cidade

LBV contempla 80 famílias com cabazes, brinquedos e doces

Gustavo Freitas

Pessoas em situação de vulnerabilidade recebem apoio de instituição cristã que atua em Portugal há 30 anos. Ação natalícia é realizada há 15 anos. Por Gustavo Freitas e Luísa Tibana

Durante esta sexta-feira, a Legião da Boa Vontade (LBV), instituição beneficente situada na Baixa de Coimbra, ofereceu a cerca de 80 famílias carenciadas cabazes de Natal. Para a entrega, a organização realizou um evento que contou com palestras sobre saúde e alimentação saudável em todas as fases da vida. Brinquedos e chocolates também foram distribuídos às crianças.

De acordo com a gestora da LBV em Coimbra, Maria José Pereira, “estas doações podem ajudar as famílias a terem um Natal mais feliz”. No entanto, esclarece que este tipo de ação não se limita a datas como Natal ou Páscoa. “A LBV realiza visitas domiciliares e acompanha as famílias de perto, com o objetivo de encontrar a melhor maneira de ajudá-las”, completa Maria José Pereira.

No dia de hoje, ocorreram duas palestras, uma no período da manhã e a outra à tarde, intituladas “Mitos sobre saúde” e “ABC da saúde”, proferidas pela Dra. Diana Correia, médica recém licenciada e voluntária assídua da LBV. A médica explica que, “no intuito de tornar a informação mais acessível é evitado o uso demasiado de termos técnicos”. Além de médicos, a equipa de voluntários é constituída por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e professores.

A instituição, de origem brasileira, trabalha em Portugal há 30 anos com famílias carenciadas. Como atividades regulares, são realizadas nas sedes espalhadas pelo país encontros de estudos bíblicos, palestras de temas diversos e formações em áreas como administração financeira e mercado de trabalho.

Um dos beneficiados pela associação, cuja identidade foi preservada, afirma que a ajuda da instituição é necessária para a plena manutenção de sua família. “Eu e minha esposa temos uma renda mensal de aproximadamente 300 euros por mês, sem a LBV passaríamos fome”, revela.

Só em Coimbra esta ação de Natal já é realizada há cerca de 15 anos. Em 2019, a meta da LBV, a nível nacional, é atingir 600 famílias, com entrega de cabazes também em Braga, Porto e Lisboa.

Fotografia de destaque: Voluntários organizam cabazes de Natal

[Artigo atualizado às 14h33 de 20 de dezembro]

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top