All for Joomla All for Webmasters
Desporto

Halterofilismo da AAC vence Campeonato Nacional de Equipas

SH/AAC

SH/AAC arrecada todos os títulos coletivos em prova. Prestação é tida como positiva mas treinador acredita que “poderiam ir mais longe”. Por João António Gama

Após um ano de ausência, a Secção de Halterofilismo da Associação Académica de Coimbra (SH/AAC) esteve em destaque na edição de 2019 do Campeonato Nacional de Equipas de Halterofilismo. Os estudantes conquistaram ambos os títulos de equipas e alcançaram diversos galardões a nível individual. O treinador da SH/AAC, Alexandre Brás, afirma que a secção tem “mantido uma dinâmica muito boa” e considera ser possível vir a “competir ao mais alto nível europeu”.

A competição, que ocorreu este fim-de-semana, viu a equipa masculina da SH/AAC a subir ao primeiro lugar do pódio, após vencerem em três das seis categorias em disputa, para além de dois segundos lugares e um terceiro lugar. Os atletas que conseguiram assegurar mais pontos para a vitória da equipa foram Abel Martins, na categoria de -109kg, Bernardo Lemos em -89kg e Alexandre Brás, que também treina os atletas da secção, nos -61kg.

Também a equipa feminina da SH/AAC derrotou as adversárias em competição para se sagrar vencedora, depois de acumularem três primeiros lugares individuais, um segundo e um terceiro lugar. Jéssica da Silva, que competiu na categoria de -81kg, destacou-se como a melhor atleta em prova e estabeleceu novos recordes nacionais. Catarina Augusto, na categoria de -71kg, também instituiu novas marcas a bater no panorama português.

As duas recordistas alcançaram os mínimos necessários para participarem em torneios europeus. No entanto, segundo Alexandre Brás, tal será impossível dado que a federação portuguesa da modalidade não se encontra afiliada às federações internacionais. “Não ter a devida recompensa para o esforço coloca muita coisa em perspetiva e leva muitos atletas a abandonar o desporto ao mais alto nível”, conta o treinador.

Alexandre Brás assegura que “a SH/AAC é a melhor escola de halterofilismo em Portugal” e que “já está a ser reconhecida na Europa”. O treinador acredita que os atletas da secção “sacrificam muita coisa para estar a este nível e poderiam chegar mais longe se os deixassem”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top